Art Basel 2025 anuncia destaques e amplia presença brasileira na feira de Basel

0

A edição de 2025 da Art Basel traz Katharina Grosse como uma das atrações de destaque e amplia a participação de galerias brasileiras no evento

A Art Basel anunciou os destaques da edição de 2025, que ocorrerá de 19 a 22 de junho em Basel, Suíça. O evento contará com a participação de 289 galerias de 42 países, incluindo uma presença ampliada de galerias brasileiras, refletindo o crescente interesse internacional pela arte contemporânea do Brasil.

Um dos principais destaques será a instalação monumental da artista alemã Katharina Grosse na Messeplatz. Conhecida por suas intervenções coloridas em larga escala, Grosse transformará a praça com suas formas pintadas com spray, em uma obra comissionada especialmente para a feira e curada por Natalia Grabowsky, curadora associada da Serpentine Galleries de Londres.

Katharina Grosse, Déplacer les étoiles, 2024 Exhibition view, Centre Pompidou, Metz Courtesy Centre Pompidou – Metz; Gagosian; Galerie Max Hetzler; Galerie nächstSt. Stephan Rosemarie Schwarzwälder © Adagp, Paris 2024 Photo: Jens Ziehe

Katharina Grosse, Déplacer les étoiles, 2024 Exhibition view, Centre Pompidou, Metz Courtesy Centre Pompidou – Metz; Gagosian; Galerie Max Hetzler; Galerie nächstSt. Stephan Rosemarie Schwarzwälder © Adagp, Paris 2024 Photo: Jens Ziehe

Destaques da Art Basel 2025

O setor Parcours, sob a curadoria de Stefanie Hessler, diretora do Swiss Institute de Nova York, apresentará mais de 20 projetos site-specific sob o tema “Second Nature”. As instalações estarão distribuídas ao longo da Clarastrasse e do rio Reno, incluindo o antigo Hotel Merian e a Münsterplatz. Entre os artistas participantes estão Marianna Simnett e Shahryar Nashat.

No setor Kabinett, que apresenta projetos curados dentro dos estandes das galerias, destaca-se a apresentação da Annely Juda Fine Art com obras da escultora brasileira Lucia Nogueira. No mesmo setor, a galeria A Gentil Carioca apresentará obras de Ivan Serpa e João Modé. A participação de artistas brasileiros reforça a presença do país na feira e destaca a relevância da produção artística contemporânea do Brasil no cenário internacional.

O setor Unlimited, dedicado a obras de grande escala, será curado por Giovanni Carmine, diretor da Kunst Halle Sankt Gallen, e contará com 68 apresentações, incluindo trabalhos de Cosima von Bonin e Martin Kippenberger. A brasileira Raquel Arnaud apresentará Carlos Cruz-Diez e o artista Luiz Zerbini será representado pela Fortes D’Aloia & Gabriel, Stephen Friedman Gallery e Sikkema Malloy Jenkins.

A diretora da Art Basel em Basel, Maike Cruse, afirmou que a edição deste ano foi concebida para receber visitantes por múltiplos caminhos, seja para uma primeira conexão ou uma jornada mais profunda na arte contemporânea.

O setor principal, Galleries, contará com a participação de 238 expositores, incluindo os estreantes Arcadia Missa (Londres), François Ghebaly (Nova York) e Prats Nogueras Blanchard (Espanha). Além disso, galerias que anteriormente participaram de outros setores, como Beijing Commune, Emalin, Galerie Le Minotaure, Third Gallery Aya e Hunt Kastner, integrarão o setor principal em 2025. Para complementar a lista, estarão presentes as galerias brasileiras A Gentil Carioca, Fortes D’Aloia & Gabriel, Gomide&Co, Luisa Strina, Mendes Wood DM.

Você pode conferir a lista de todos os participantes desta edição da Art Basel no site oficial da feira.

Share.

Leave A Reply