O artista visual francês JR exibirá novas obras da série “Enfants d’Ouranos” na abertura da Perrotin em Londres
O marchand francês Emmanuel Perrotin inaugurará sua nova galeria em Londres com uma mostra de mais de 20 obras do onipresente artista francês JR. O novo espaço de Perrotin abre na capital inglesa em 14 de março e fica dentro do hotel cinco estrelas Claridge’s, em Mayfair. A exposição apresentará duas séries de JR: Deplacé-e-s (2022-presente) e o novo projeto Enfants d’Ouranos.
Para cada instalação em Deplacé-e-s, JR e sua equipe viajaram para um lugar onde famílias buscavam refúgio devido à guerra, mudança climática ou instabilidade social, como Ucrânia, Ruanda e Colômbia. “Lá, com a ajuda da comunidade, eles desenrolaram uma imagem de uma criança refugiada em uma lona de 45 metros de comprimento”, diz JR em uma declaração online.
Fotografias dessas imagens grandiosas impressas em tela de algodão serão exibidas em Londres junto com novos trabalhos em vídeo. A exposição inaugural (14 de março a 19 de abril) marca o aniversário da implantação (Deplacé-e-s) de Valeriia, uma lona impressa representando um refugiado de cinco anos que foi carregada pelo centro de Lviv, na Ucrânia, por mais de 100 pessoas.
- De olho em expansão do mercado, Thaddaeus Ropac abre galeria em Milão
- Frieze Los Angeles 2025 revela galerias participantes
- Leigh Bowery, Emily Kam Kngwarray e Lee Miller: Tate revela seu programa de exposições para 2025
Na série Enfants d’Ouranos, revelada na galeria de Perrotin em Nova York em 2023, JR transfere negativos -tirados de fotografias de crianças também envolvidas em conflitos globais ou vivendo em campos de refugiados – para madeira recuperada. Essas obras também são pintadas com tinta preta para que “as crianças se tornem silhuetas brilhantes, evocando representações clássicas da divindade”.
Novos trabalhos desta série serão exibidos em Londres. “Esses trabalhos assumem a forma de uma fotografia porque você vê silhuetas; é como um molde de uma fotografia. No final, é entre uma fotografia e uma pintura”, JR contou ao The Art Newspaper. “São imagens feitas de negativos; de repente parece que [essas crianças]poderiam estar brincando na lua. A ideia por trás do projeto é que crianças de uma certa idade não percebam o peso do contexto.”
A nova Perrotin, agora em Londres
A galeria Perrotin de 350 m² ficará localizada em Brook Mews, no que hoje é o Claridge’s Art Space, atualmente lar de um programa de exposições rotativas, e ao lado do café Claridge’s Art Space. A galeria será inaugurada após uma reforma completa.
Defensor da cena artística contemporânea parisiense e internacional, Perrotin abriu sua primeira galeria em Paris em 1990. Agora ele também tem galerias em Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Hong Kong, Seul, Tóquio e Xangai, mas nunca antes abriu um espaço na capital do Reino Unido. Em 2023, a Colony Investment Management assumiu uma participação de 60% na Perrotin Gallery.
“É importante ter uma galeria na capital britânica”, disse Perrotin anteriormente. “Temos um relacionamento de longa data com a cena artística e os colecionadores do Reino Unido. Estava esperando a oportunidade de montar a galeria nas condições certas”.
JR já expôs trabalhos em Londres na Pace Gallery e na Lazarides Gallery, e deve revelar seu mais recente trabalho, Chronicles – vastos murais capturando os cidadãos de uma cidade específica – na Gallerie d’Italia, em Nápoles, em maio.