A Forbes destaca as 12 feiras de arte e eventos notáveis em 2025 nos quais vale a pena investir seu tempo e dinheiro
Mais um ano com calendário cheio para o mercado de arte, que concentra inúmeras feiras de arte – onde uma quantidade substancial de vendas e que fazem valer a pena estar na estrada. Diante de tantas ofertas de eventos, é sensato escolher quais ir. A Forbes selecionou 12 feiras e eventos de arte importantes — um para cada mês do ano — que valem manter no seu radar – e quem sabe, marcar a viagem.
ART SG, de 17 a 19 de janeiro
Em apenas três anos, a Art SG pode legitimamente reivindicar ser a “principal feira de arte global do Sudeste Asiático”, com o número de visitantes crescendo ano após ano. A Art SG apresenta artistas estabelecidos e emergentes da Ásia e exterior e também apresenta a ART SG FILM, com uma seleção de obras de arte em filme, vídeo e imagem em movimento de galerias expositoras.
BRAFA Art Fair, de 26 de janeiro a 2 de fevereiro
Este ano é um marco para a BRAFA, que celebra seu 70º aniversário, tornando-se a maior feira de arte da Europa. Realizada na Brussels Expo, a feira é frequentemente citada como a favorita dos verdadeiros conhecedores. Ela exibe cerca de 15.000 obras raras de 130 galerias abrangendo arte clássica africana, móveis antigos e de design, tapetes e tecidos, joias finas e muito mais. Para seu 70º aniversário, a BRAFA está apresentando um programa robusto e recebendo a renomada artista portuguesa Joana Vasconcelos como sua convidada de honra.
TEFAF Maastricht, de 15 a 20 de março
Recebendo 260 negociantes de arte de 20 países, a TEFAF Maastricht se intitula como um evento que “reúne 7.000 anos de história da arte sob o mesmo teto”. Dezenas de milhares de visitantes se aglomeram nesta feira de arte na Holanda por sua oferta de Velhos Mestres, Alta Joalheria, peças de design do século XX e muito mais — tudo verificado quanto à qualidade, autenticidade e condição.
Trienal de Setouchi, de 18 de abril a 9 de novembro
Pense em um destino de arte no Japão e sem dúvida Setouchi vem à mente. Ostentando o mundialmente famoso Benesse Art Site Naoshima, que abriga uma icônica Pumpkin de Yayoi Kusama e dezenas de obras de artistas como David Hockney e Hiroshi Sugimoto, este aglomerado de ilhas no sudoeste do Japão se tornou sinônimo de arte. Em 2025, a tão aguardada Trienal de Setouchi retorna, apresentando vários eventos e exposições em três estações distintas: primavera (18 de abril a 25 de maio); verão (1º a 31 de agosto) e outono (3 de outubro a 9 de novembro).
Market Art Fair, de 15 a 18 de maio
Criada há quase 20 anos por um coletivo de galerias da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, a Market Art Fair se estabeleceu como a feira de arte contemporânea mais significativa da região nórdica. Com a confiança de expositores de primeira linha, profissionais de arte e colecionadores internacionais, a feira se diferencia ao focar na arte que reflete a animada cena nórdica. No ano passado, mais de 100 artistas foram apresentados por 47 galerias; esta edição será tão ambiciosa com um programa que apresenta Market Talks e eventos emocionantes realizados em Estocolmo.
Bienal de Berlim, de 14 de junho a 14 de setembro
Desde 1996, a Bienal de Arte Contemporânea de Berlim se posicionou como um dos eventos de arte mais progressistas existentes, bem como uma plataforma importante para jovens artistas alcançarem um público global. A 13ª edição continua sua “abordagem glocal” com o diretor Axel Wieder e a curadora Zasha Colah no comando. Com foco em formatos experienciais, espere encontrar exposições e palestras inovadoras que abordem tópicos relevantes para o mercado de arte em Berlim e além.
Hamptons Fine Art Fair, de 10 a 13 de julho
Os Hamptons podem não ser uma grande capital da arte, mas certamente são centrais para colecionadores. É por isso que a Hamptons Fine Art Fair (HFAF) obteve sucesso instantâneo quando foi lançada em 2021, mas muito disso também tem a ver com seu fundador, Rick Friedman, que estava por trás da ArtHamptons — a primeira feira internacional da região.
Realizada em um complexo de 6.500m², a feira conta com 150 galerias do mundo todo e tem pavilhões com nomes dos celebrados artistas locais Jackson Pollock e Willem de Kooning. Diferentemente da vibração comercial que permeia outras feiras, a HFAF tem um ambiente relaxado e sofisticado que a torna ainda mais atraente.
Rotas Brasileiras, de 27 a 31 de agosto
Em 2005, a colecionadora de arte Fernanda Feitosa fundou a SP-Arte. A feira completou 20 anos em 2024 e, desde então, cresceu em tamanho e escala. Também deu origem à Rotas Brasileiras, que foca exclusivamente no profundo e dinâmico mercado de arte do Brasil, e está agora em seu quarto ano. Dirigida pelo curador, editor e crítico de arte brasileiro Rodrigo Moura, a feira toma “a arte brasileira e suas histórias como ponto de partida”. Ela analisa criações locais dos estados do país e promete ser uma feira cheia de novas descobertas.
The Armory Show, de 5 a 7 de setembro
Já faz mais de 30 anos desde que o The Armory Show foi lançado em Nova York, sem perder a sua luz. Um evento fixo no itinerário de colecionadores jet-set, este evento no Javits Center traz galerias de arte contemporânea e moderna internacionais de primeira linha para a Big Apple. Mesmo que você não se aventure pelos corredores, o Armory Off-site traz peças de arte interativas em grande escala pela cidade de Nova York para que você possa vivenciar obras inspiradoras em primeira mão.
Frieze London e Frieze Masters, de 9 a 13 de outubro
Há dezenas de eventos de arte em Londres a qualquer momento, mas outubro é dominado pela Frieze. Anualmente neste mês, o Regent’s Park ganha vida como o local da Frieze e sua feira irmã, a Frieze Masters, ambos eventos imperdíveis no calendário cultural.
A edição do ano passado do Frieze, que foca apenas em arte contemporânea e artistas vivos, apresentou 160 galerias de mais de 40 países. A Frieze Masters, por outro lado, apresentou 130 galerias com trabalhos feitos antes do ano 2000. Unindo ambos os eventos está o Frieze Sculpture, uma exibição pública com curadoria de obras de arte ambientadas nos Jardins Ingleses — perfeito para uma dose de arte e cultura enquanto aproveita o ar livre.
ART X Lagos, de 6 a 9 de novembro
Marcando sua 10ª edição em 2025, a ART X Lagos se consolidou como uma notável feira de arte internacional na África Ocidental, conhecida por transcender convenções. Na última década, a feira atraiu galerias de 70 países e convidados de 170 nações, graças a uma abordagem imersiva e um ethos que defende o talento africano em todo o mundo. Ela também administra o Access ART X Prize — o prêmio de arte mais prestigiado da Nigéria.
Art Basel Miami Beach, de 5 a 7 de dezembro
Em dezembro, o mundo inteiro volta seus olhares para a Art Basel Miami Beach, que muitos consideram o evento de arte que fecha o ano. Esta feira de peso apresenta galerias líderes de cinco continentes e oferece uma plataforma chamada Meridians, onde estão expostas peças de grande escala que vão além dos estandes tradicionais de feiras de arte.
Examine o trabalho de artistas reconhecidos globalmente e observe nomes emergentes enquanto aproveita o sol e desfruta de eventos satélites fabulosos por toda a cidade. Como sempre, acontece simultaneamente com o Design Miami, uma vitrine global de design colecionável.