O portal especializado Artsy publicou seu relatório Artsy Market Recap, destacando as principais tendências e artistas que impactaram o mercado de arte em 2024
O relatório Artsy Market Recap se baseia nos dados dos líderes do mercado primário de arte para apresentar descobertas exclusivas sobre o que os colecionadores têm comprado em 2024, destacando ainda artistas que vivenciaram aumentos no interesse comercial em todas as regiões e segmentos, bem como descobertas gerais que ilustram o estado geral do mercado de arte.
Vários sinais dão motivos para otimismo, à medida que nos aproximamos de 2025. Com a economia mundial rumando para uma estabilização e a diminuição da incerteza política, esses fatores já estão começando a se refletir no sentimento do mercado, mais pertinentemente em relatórios positivos de todas as principais feiras e eventos de arte neste último trimestre, bem como as análises do próprio site Artsy.
Abaixo, compartilhamos um resumo do relatório. Para ver todas as nossas descobertas, clique aqui para baixar o relatório como PDF.
Os artistas mais procurados de 2024
O gráfico aponta os artistas mais consultados no Artsy em 2024 – que refletem o interesse dos compradores em potencial.
Artistas vivenciam picos de demanda por vários motivos: presença em publicações importantes, eventos públicos, ou ainda uma exposição de repercussão internacional. No caso do líder do ranking deste ano, Slawn, é uma combinação de vários desses fatores.
- Retrospectiva 2024: Top 10 dos lotes mais caros vendidos nos leilões
- Retrospectiva 2024: Year in Search aponta MASP como um dos museus mais buscados do ano
- Relatório anual Artprice by Artmarket apresenta um balanço do mercado de arte
O artista nigeriano experimentou uma ascensão meteórica em seu perfil dentro e fora do mundo da arte este ano. Além de trabalhar em colaborações com nomes como Rolex e Louis Vuitton, o artista montou sua primeira exposição individual na Saatchi Yates de Londres em setembro; a abertura da exposição foi uma das mais movimentadas da cidade este ano, com multidões se espalhando pelo elegante bairro de St. James.
O artista, cujas obras misturam estética de arte de rua com sua herança iorubá e imagens sociais, também tem apenas 24 anos: sua estrela parece prestes a subir. Em dezembro, o artista também teve outro grande momento em Miami com uma exposição individual na Saatchi Yates e trabalhos apresentados no Museu Rubell.
Os artistas emergentes de 2024
Cerca de 25.000 novas páginas de artistas são adicionadas ao Artsy todos os anos de todos os cantos do mundo da arte, variando de talentos emergentes a nomes pouco reconhecidos.
Este gráfico analisa os artistas que foram adicionados à plataforma Artsy desde novembro de 2023, classificados pelo número de consultas que seus trabalhos receberam de janeiro a novembro deste ano. Enquanto alguns estão nos estágios iniciais de suas carreiras, outros já estão construindo um momento impressionante no portal, alcançando novos públicos por meio de canais online.
Liderando o ranking está o artista dinamarquês Oliver Bak, que deu um grande salto na carreira em setembro com uma primeira exposição agitada na Sprüth Magers em Berlim — uma estreia notável que aconteceu em uma das principais galerias comerciais da cidade durante sua semana de arte. As pinturas místicas de Bak reúnem tensões e limites, mitologia e realidade. A Sprüth Magers anunciou recentemente sua representação do artista, abrindo caminho para mais aparições com a potência formadora de opinião.
Os artistas com os mercados mais estáveis no Artsy
Nesta seção, analisamos os artistas que consistentemente estiveram entre os 10 artistas com mais consultas no Artsy durante cada um dos últimos cinco anos. Este período foi escolhido para entender como o topo do mercado mudou ao longo de um período de volatilidade econômica significativa. Esse período inclui os lockdowns da COVID-19 de 2020 e 2021, que geraram recessões, inflação e outras mudanças econômicas ao redor do mundo.
O gráfico mostra os 10 principais artistas dos últimos cinco anos e destaca os nomes que aparecem na lista em todos os cinco anos. Enquanto 11 nomes aparecem em listas de vários anos, seis aparecem todos os anos: Andy Warhol, Banksy, Damien Hirst, Yayoi Kusama, David Hockney e Alex Katz. Essa consistência na demanda é um indicador dos artistas com mercados relativamente estáveis, mesmo em momentos de incerteza econômica.
Warhol continua sendo o mais resiliente quando se trata de interesse comercial e performance. O artista lidera a lista três vezes nos últimos cinco anos e nunca cai abaixo do quarto lugar, demonstrando os níveis sólidos de demanda por sua obra. As obras do artista também estão entre as mais comuns no mercado, de leilões a vendas privadas, onde os preços permanecem altos.
O mercado de obras de artistas mulheres
Em março, a Artsy publicou o Women Artists Market Report , que examinou em detalhes a demanda atual por obras de artistas mulheres, bem como os nomes que estão ganhando impulso significativo no mercado. Como o relatório observou, a narrativa quando se trata da posição de artistas mulheres no mercado de arte permaneceu praticamente inalterada nos últimos anos.
Os dados coletados do mercado primário para este relatório demonstram que cerca de 29% das consultas no Artsy em geral em 2024 foram para obras de artistas mulheres. Mas, embora esse número ainda esteja longe da paridade de mercado, ele mostra um crescimento notável nos últimos cinco anos: em 2019, o número ficou em 17%.
No topo do mercado, também há sinais de melhora marginal na representação de artistas mulheres. Dos 100 principais artistas com mais consultas comerciais no Artsy em 2024, 13 são mulheres, também representando um aumento em relação aos anos anteriores: em 2023, eram 11; em 2019, eram 7.
As três principais artistas femininas pesquisadas no artsy são Yayoi Kusama, Helen Frankenthaler e Tracey Emin. Assim como a seção anterior sobre as principais artistas no geral no Artsy, encontramos uma estabilidade no topo para artistas femininas: em 2019, as três principais artistas femininas também foram Kusama, Emin e Frankenthaler.
O aumento da equidade é mais perceptível entre artistas mais jovens. Nossos dados mostram uma parcela maior de interesse comercial por mulheres artistas ultracontemporâneas, nascidas a partir de 1975. Para esse grupo, as mulheres artistas têm uma parcela de 37% das consultas no geral. As três principais mulheres artistas ultracontemporâneas de 2024 no Artsy são Ayako Rokkaku, Inès Longevial e Apolonia Sokol.