Jadé Fadojutimi, Sable Elyse Smith e Lawrence Abu Hamdan aparecem na TIME100 Next, que lista personalidades que estão influenciando e liderando a próxima geração
A TIME revelou sua lista TIME100 Next de 2024, reconhecendo 100 líderes emergentes de todo o mundo que estão moldando o futuro e definindo a próxima geração de liderança. Entre os listados estão três artistas visuais inovadores: Jadé Fadojutimi, Sable Elyse Smith e Lawrence Abu Hamdan.
Jadé Fadojutimi, uma pintora de ascendência nigeriana e residente em Londres, é conhecida por seus trabalhos abstratos que fazem uso de grades e linhas contra campos de cores brilhantes e marcas gestuais. Representada pela Gagosian desde 2022, a artista explora a transformação pessoal e a identidade por meio dessas obras em grande escala.
- Futuro Museu de Arte de Las Vegas já tem endereço
- Exposição do Turner Prize 2024 abre na Tate Britain
- Art Collector Insights 2024
Sable Elyse Smith, uma artista interdisciplinar, foi reconhecida por seu trabalho que investiga o complexo industrial-prisional americano. Ganhadora recente do prêmio Suzanne Deal Booth / Flag Art Foundation, Smith expõe as profundas cicatrizes psicológicas do encarceramento. Ela traz à tona os impactos emocionais e sociais frequentemente negligenciados do sistema de justiça em vídeo, fotografia e escultura. Escrevendo sobre Smith para a lista da TIME, o autor Mitchell S. Jackson a chamou de “uma das críticas mais importantes do estado carcerário”.
Lawrence Abu Hamdan, artista audiovisual de Beirute, foi homenageado por seu uso inovador do som para explorar direitos humanos e vigilância. Chamando a si mesmo de “ouvido privado”, Abu Hamdan investiga a política de ouvir, usando técnicas de áudio forense para descobrir evidências em casos de direitos humanos e desafiar o poder do estado. Ele dirige a Earshot, uma organização sem fins lucrativos que dá voz a grupos silenciados.
Todos os três homenageados foram incluídos anteriormente no The Artsy Vanguard, a lista anual da Artsy de artistas emergentes para ficar de olho. Smith foi destaque em 2018, Abu Hamdan em 2019 e Fadojutimi em 2020.
A edição TIME100 Next da revista traz três capas globais, destacando a cantora e compositora Sabrina Carpenter, o jogador da NBA Jaylen Brown e a CEO da Springboard to Opportunities, Aisha Nyandoro.
Sobre os agentes de mudança na lista, o editor-chefe da TIME, Sam Jacobs, escreveu: “A lista TIME100 Next foi criada para reconhecer que muitos dos líderes mais influentes da atualidade são indivíduos que não esperam muito tempo na vida para causar impacto. Nem estão ansiosos para respeitar o status quo seguindo as estruturas e caminhos de poder tradicionais que determinaram como era a influência no passado.”
Via Artsy