Pintura de Magritte pode ultrapassar US$ 95 milhões em leilão da Christie’s

0

Se atingir as estimativas da casa de leilão, “L’empire des lumières” (1954), obra de Magritte presente na coleção de Mica Ertegun, deve estabelecer um novo recorde para o artista

Estima-se que uma pintura rara da famosa série L’empire des lumières de René Magritte seja vendida por mais de US$ 95 milhões na Christie’s de Nova York neste semestre, uma quantia que quebraria o recorde do artista surrealista em leilão e representaria uma grande vitória para a casa de leilões.

L’empire des lumières (1954) é uma das 27 pinturas nas quais Magritte explorou a luz pintando um céu iluminado pelo sol acima de uma cena de rua escura. Em 2022, outra obra da série quase triplicou o recorde anterior de Magritte quando foi vendida por £ 51,5 milhões (£ 59,4 milhões com taxas) na Sotheby’s em Londres.

A pintura atual vem do espólio da falecida Mica Ertegun, designer de interiores que foi casada com Ahmet Ertegun, cofundador da Atlantic Records e prolífico colecionador de arte. Outras obras presentes nas vendas de sua coleção incluem autores como Joan Miró, David Hockney e até mesmo uma foto Polaroid da própria Ertegun tirada por Andy Warhol.

L'empire des lumières (1954) na residência de Mica Ertegun, em Nova York. Cortesia Christie's

L’empire des lumières (1954) na residência de Mica Ertegun, em Nova York. Cortesia Christie’s

“Mas de todas as obras com as quais ela conviveu, L’empire des lumières de Magritte é a que mais captura sua filosofia estética em seu equilíbrio e contenção”, disse Max Carter, vice-presidente de arte dos séculos XX e XXI da Christie’s, em um comunicado. “Um ícone do surrealismo, o Magritte de Ertegun é sem dúvida o melhor, mais habilmente apresentado e assustadoramente belo da série. Como o olhar de Mica, é perfeito.”

Uma venda noturna dedicada à coleção de Mica Ertegun será realizada em 19 de novembro em Nova York, juntamente com vendas no dia seguinte e duas vendas online. Uma “parte significativa” dos lucros irá para iniciativas filantrópicas, disse um porta-voz da casa de leilões.

Share.

Leave A Reply