Dois museus adquirem em conjunto a obra de Archie Moore, Leão de Ouro em Veneza

0

O registro “silenciosamente poderoso” de Archie Moore sobre sua família indígena foi adquirido pela Tate em parceria com a Queensland Art Gallery / Gallery of Modern Art

A obra de Archie Moore, que ocupa o Pavilhão da Austrália na 60ª Bienal de Veneza deste ano, foi adquirida pelo Governo da Austrália para a Queensland Art Gallery, que a compartilhará com seu parceiro de aquisição no Reino Unido, a Tate. Em abril, “kith and kin” recebeu o prestigioso Leão de Ouro de melhor pavilhão nacional, tornando Moore o primeiro artista australiano e das Primeiras Nações a fazê-lo.

A instalação do artista, descrita como “silenciosamente poderosa” por um dos jurados do Leão de Ouro, inclui sua própria árvore genealógica desenhada à mão com giz branco em paredes e teto pintados de preto. Ela registra mais de 2.400 gerações ao longo de 65.000 anos, compiladas durante anos de pesquisa intensiva. No centro da sala há um fosso contendo pilhas de registros estaduais que Moore vasculhou.

A sala, que tem a atmosfera fria, pacífica e mal iluminada de um espaço sagrado, também atua como um memorial ao legado do colonialismo na Austrália. Os documentos são um registro das altas taxas de encarceramento de povos das Primeiras Nações e como isso impactou as famílias.

Memórias ancestrais

Moore, que nasceu na cidade de Toowoomba em Queensland em 1970, disse que se interessou por sua árvore genealógica depois que sua mãe sofreu um derrame e ele temeu “perder aquele arquivo”.

“Eu estava perguntando a ela sobre pessoas que eu veria mencionadas em material de arquivo”, ele lembrou, falando com a Artnet News no início deste ano. “Eu estava cruzando referências do que ela disse com o que estava escrito em um documento oficial. Isso me fez perceber o quão boa era sua memória.”

.

Moore acrescentou que ele e sua equipe trabalharam oito horas por dia, seis dias por semana durante cinco semanas para instalar a obra de arte. “A escrita no teto foi o mais desafiador fisicamente e agora eu sei como Michelangelo se sentiu trabalhando na Capela Sistina”, ele brincou.

Por ser uma instalação tão grande, kith and kin foi adquirido como um conjunto de instruções do artista em vez da instalação física que foi estreada em Veneza. Portanto, pode coexistir na Tate e na Queensland Art Gallery sem incorrer em quaisquer custos adicionais de envio, conservação ou armazenamento.

Share.

Leave A Reply