Maior escultura pública permanente de Yayoi Kusama é inaugurada em Londres

0

Infinite Accumulation, de Yayoi Kusama, ocupará a estação ferroviária Liverpool Street

Inaugurada nesta quarta-feira (7), a maior escultura pública permanente de Yayoi Kusama até o momento foi inaugurada na estação ferroviária Liverpool Street, em Londres. Intitulada Infinite Accumulation (2024), a obra é a primeira instalação pública permanente da artista de 95 anos no Reino Unido. A peça faz parte do programa de arte pública da Crossrail Art Foundation, que foi lançado em 2014 para celebrar a recém-criada linha Elizabeth do trem de Londres. Esta peça é apoiada em parte pela galeria Victoria Miro, sediada em Londres.

Infinite Accumulation tem quase 10 metros de altura e abrange cerca de 100 metros de comprimento, elevando-se acima da entrada da linha Elizabeth. A peça é composta por uma série de arcos serpentinos adornados com bolas espelhadas prateadas — lembrando o uso característico de bolinhas de Kusama, bem como seu amplamente celebrado Narcissus Garden (1966). Infinite Accumulation de Kusama é a última obra de arte a ser instalada e encomendada como parte do Programa de Arte Crossrail para a linha Elizabeth.

Yayoi Kusama, installation view of Infinite Accumulation at Liverpool Street Station, 2024. © Yayoi Kusama. Photo Thierry Bal. Courtesy Ota Fine Arts and Victoria Miro.

Yayoi Kusama, installation view of Infinite Accumulation at Liverpool Street Station, 2024. © Yayoi Kusama. Photo Thierry Bal. Courtesy Ota Fine Arts and Victoria Miro.

“Os passageiros e visitantes terão um verdadeiro deleite quando chegarem à Liverpool Street e forem recebidos pela Infinite Accumulation de Kusama”, disse Justine Simons OBE, vice-prefeita de cultura e indústrias criativas. “Kusama é uma das principais artistas do mundo e, portanto, é apropriado que esta seja a obra final de uma série brilhante de encomendas de arte contemporânea para a linha Elizabeth. As artes são uma parte vital do sucesso de Londres, ajudando a transformar nossos espaços e conectar nossas comunidades à medida que construímos uma Londres melhor para todos.”

O trabalho de Kusama se junta a outras obras de arte públicas notáveis ​​ao longo da linha Elizabeth. Segue-se a undergroundoverheard (2024) de Douglas Gordon, uma videoinstalação multilíngue exibida em uma tela gigante de televisão, que foi revelada na Tottenham Court Road em fevereiro. Essas obras se juntam às figuras de alumínio cortadas a laser de Chantal Joffe de sua série “A Sunday Afternoon in Whitechapel” (2018), encomendada para a estação Whitechapel em 2017.

Em julho passado, Kusama revelou outra obra de arte pública significativa em Londres, Pumpkin (2024). A escultura de abóbora amarela de cerca de seis metros de altura está instalada perto do Round Pound em Kensington Gardens. Esta peça, apresentada pelo Serpentine e The Royal Parks, foi a escultura mais alta de Kusama antes da nova encomenda da Crossrail.

Instalações em grande escala de Kusama, com destaque para o motivo de bolinhas, foram erguidas em locais importantes ao redor do mundo. Por exemplo, Love Forever, Singing in Towada (2010) do Towada Art Center no Japão é uma instalação enorme que funciona como um playground, com uma abóbora amarela gigante, animais, figuras e cogumelos, todos adornados com bolinhas. Uma de suas instalações mais famosas, a Yellow Pumpkin (1994) coberta de bolinhas na Ilha Naoshima, foi reinstaurada em outubro de 2022 após ser danificada por um tufão em agosto de 2021.

Share.

Leave A Reply