Obra de Iván Argote é selecionada para ocupar o High Line Plinth

0

A estátua de alumínio de Iván Argote, com 5 metros de altura, se elevará sobre os visitantes do High Line em Nova York

A próxima escultura escolhida para ocupar o High Line é um pombo gigante, assinado por Iván Argote. A estátua monumental da ave mais onipresente da cidade de Nova York pousará no icônico pedestal em outubro.

Intitulada Dinosaur, a estátua de alumínio se elevará sobre os visitantes, medindo cerca de 5 metros de altura. Fundida no México, a escultura está atualmente a caminho de Nova York. “Acho que vai ser realmente estranho — assustador, mas ao mesmo tempo com um certo charme”, disse Argote ao Artnet News.

“Pombos são animais que desencadeiam reações muito profundas nos nova-iorquinos”, acrescentou a diretora de arte e curadora-chefe do High Line, Cecilia Alemani. “Há pessoas que amam completamente a comunidade de pombos e são obcecadas, e há pessoas que são literalmente enojadas e horrorizadas por pombos.”

Os pombos são a ave domesticada mais antiga do mundo e têm funcionado como mensageiros, além de mantidos como animais de estimação. Na história mais recente, se tornaram uma espécie de criatura difamada, muitas vezes comparada a “ratos com asas”.

Renderização de Dinosaur (2024), de Iván Argote, comissionada para o High Line Plinth. Cortesia do artista e do High Line.

Renderização de Dinosaur (2024), de Iván Argote, comissionada para o High Line Plinth. Cortesia do artista e do High Line.

Argote queria celebrar a beleza dessas aves, elevando o humilde animal a um status mais elevado. “Nosso tratamento aos animais é em geral muito cruel”, disse o artista.

O artista fez vários projetos sobre monumentos públicos, removendo digitalmente homens de estátuas equestres e cercando esculturas com caixas espelhadas que essencialmente as apagam da paisagem. Ele também tem um monumento caído, Descanso, na atual Bienal de Veneza, uma réplica da estátua de Cristóvão Colombo de Madri.

Dinosaur é uma reflexão sobre a extinção, servindo como um lembrete de que lagartos gigantes já vagaram por nossos planetas, mas que os pássaros são seus descendentes. “Gosto dessa narrativa de que os pássaros são o que resta dos dinossauros hoje”, disse Argote.

“É uma escultura que fala sobre muitas outras questões bastante profundas, como a relação entre o mundo humano e o mundo animal, e ideias de imigração e quem tem o direito de ser o hóspede na cidade de Nova York”, disse Alemani.

Argote foi um dos dois artistas escolhidos entre 12 finalistas para a segunda rodada de propostas de pedestal reveladas em novembro de 2020. A outra vencedora, Pamela Rosenkranz, tem seu monumento rosa choque Old Tree em exibição até setembro. Cada projeto dura 18 meses.

Maquetes de candidatos pré-selecionados para a quinta e sexta esculturas da série estão em exibição na High Line na Coach Passage na West 30th Street até setembro. Os artistas são Dana Awartani, Leilah Babirye, Natalie Ball, Sammy Baloji, Abraham Cruzvillegas, Rachel Feinstein, Camille Henrot, Mire Lee, Candice Lin, Tuan Andrew Nguyen, Emeka Ogboh e Gala Porras-Kim.

“Iván Argote: Dinosaur” estará em exibição no High Line no Spur, na West 30th Street e 10th Avenue, Nova York, de outubro de 2024 até o segundo semestre de 2026.

Share.

Leave A Reply