Exposição com novas obras de Damien Hirst abre em breve na Phillips Londres

0

Com curadoria de Connor Hirst, “The Civilisation Paintings” apresentará a última série de Damien Hirst

A partir de 5 de agosto de 2024, a HENI Primary apresentará a última série de Damien Hirst, The Civilisation Paintings, com 32 pinturas inéditas e curadoria de Connor Hirst. Para coincidir com o drop, as pinturas serão expostas pela primeira vez na Phillips, em Londres.

A série The Civilisation Paintings explora a necessidade de esperança, apesar das complexidades e desafios da civilização contemporânea, algo que Hirst consegue em parte através do uso de cores vibrantes e otimistas. Em cada obra, o artista retrata memórias ou sentimentos das cidades: evocando a exuberante série The Secret Gardens Paintings – áreas metropolitanas são inseridas entre uma vegetação próspera, formando paisagens brilhantes e imaginadas.

Damien H i rst, The Fall of Civilisation, 2024 Oil on canvas 108 x 84 in (274 x 213 cm) Photographed by Prudence Cuming Associates Ltd. © Damien Hirst and Science Ltd. All rights reserved, DACS/Artimage 2024

Damien Hirst, The Fall of Civilisation, 2024 Oil on canvas 108 x 84 in (274 x 213 cm) Photographed by Prudence Cuming Associates Ltd. © Damien Hirst and Science Ltd. All rights reserved, DACS/Artimage 2024

Elementos realistas são contrastados com outros elementos, como técnicas pontilhistas e tinta espirrada. Evocando os temas do caos e da esperança no centro da série, o artista privilegia esta última prática pela sua falta de controle, encarnando a sua máxima “You just have to believe”.

Hirst também sobrepõe as composições com manchas coloridas dispostas em grades, feitas a partir da parte superior de seus tubos de tinta. Estas formações, lembrando imediatamente as suas pinturas de pontos, são implementadas para evocar a sensação dos elementos ordenados e projetados das cidades, que se decompõem aleatoriamente e são substituídos. A exposição está sendo apresentada com o apoio das galerias do artista, Gagosian e White Cube.

The Civilisation Paintings encapsulam a vibração e a resiliência da vida contemporânea, oferecendo uma reflexão comovente através da magistral interação de caos e ordem de Hirst. Esta série não apenas destaca o uso inovador da cor e da técnica por Hirst, mas também convida os espectadores a contemplar a natureza dinâmica e em constante evolução de nossas paisagens urbanas”, afirmou Cheyenne Westphal, presidente global da Phillips.

Damien Hirst se mostrou entusiasmado em apresentar sua nova série na Phillips, em Berkeley Square, Londres. “Estas pinturas são sobre as nossas civilizações atuais. Eu queria que elas parecessem fantásticas, caóticas e à beira da destruição. Muitas vezes é difícil ter esperança ou romantizar a nossa paisagem atual ou as nossas civilizações, mas devemos ter esperança, não importa quão sombrio o mundo fique. E para desviar a atenção do niilismo e do ódio, tentei pintá-los de forma otimista, como um sorvete”, disse o artista.

A exposição “Damien Hirst, The Civilization Paintings” fica em cartaz de 5 de agosto a 2 de setembro de 2024, na Phillips Berkeley Square, em Londres.

Share.

Leave A Reply