A galeria apresentará ‘Derrick Adams: The Strip’ com as novas pinturas do artista nova-iorquino
Uma mostra de novos trabalhos do artista Derrick Adams, inspirados nas vitrines de lojas de produtos de beleza, será inaugurada pela Gagosian no mês de setembro em Seul, marcando a primeira exposição do artista e da galeria na Coreia do Sul.
“Derrick Adams: The Strip” poderá ser visitada entre 3 de setembro e 12 de outubro, em um espaço localizado na sede da Amorepacific, em Seul, o conglomerado de beleza coreano que possui marcas como Sulwhasoo, Laneige e Innisfree. O espaço fica no térreo do edifício projetado por David Chipperfield.
- Mire Lee é a próxima artista a ocupar a Turbine Hall da Tate Modern
- Mostra em Cingapura conecta arte “tropical” da América Latina e do Sudeste Asiático
- O que foi vendido na Frieze Seoul e na Armory Show 2023
A exposição de estreia de Gagosian na Coreia do Sul foi organizada em grande parte graças ao trabalho de Jiyoung Lee, que a galeria contratou no ano passado para liderar as operações na Coreia do Sul. Ela teve amplo relacionamento no mercado coreano e já trabalhou na exposição de Andreas Gursky, organizada no Museu de Arte Amorepacific em 2022.
Para esta nova série, Adams recorreu às vitrines de lojas de produtos de beleza, desde perto de seu estúdio no Brooklyn até outros países para onde viajou. As pinturas mostram cabeças de manequins usando perucas coloridas, cercadas por tijolos, calçadas e outras referências à vida da cidade.
Mercado de arte asiático
“Ele nunca fez uma exposição na Coreia e pensamos que seria inesperado”, disse o diretor sênior da Gagosian, Nick Simunovic, ao The Art Newspaper. “Estamos tratando a comunidade artística e a nossa base de clientes na Coreia com enorme respeito, porque estamos demonstrando o nosso compromisso com a Coreia, mostrando o que de melhor fazemos no Ocidente, agora em Seul”.
A Coreia do Sul é a décima maior economia do mundo. Seul também está ganhando força como um centro para o mercado de arte asiático. A Coreia do Sul, lar de uma base jovem de colecionadores de arte, acolhe a Frieze Seul desde 2022.
A Gagosian mantém operações na Ásia há quase duas décadas. “A estratégia da Gagosian, simplesmente, é fornecer aos nossos artistas – que são a força vital da galeria – uma plataforma para serem vistos, compreendidos e apreciados na Ásia”, diz Simunovic. “Esta exposição segue a estratégia que iniciamos há 17 anos.”