O lançamento do Unlimited People’s Pick encorajou o público a compartilhar suas percepções nas redes sociais e participar de uma votação online
O artista suíço chileno Francisco Sierra ganhou o primeiro prêmio People’s Pick na Art Basel 2024 por sua instalação Guppy (2024). A obra de arte vencedora apresentou 48 painéis de madeira, cada um representando um peixe guppy em tamanho real em um relevo côncavo. Apresentada no setor Unlimited pela galeria von Bartha, com sede em Basel, a peça reflete a estética dos aquários domésticos e tem como objetivo criticar a criação recreativa de animais.
- Turner Prize anuncia lista de indicados para a 40ª edição
- Dez artistas recebem 100 mil euros como vencedores do Chanel Next Prize 2024
- Mark Bradford é o ganhador do Getty Prize 2024
Nascido em 1977 em Santiago, Sierra agora reside em Cotterd, na Suíça. Seu trabalho é definido pelo interesse em subverter ideias cotidianas com métodos conceituais ou surreais. Empregando humor e ironia, seus desenhos e pinturas fotorrealistas questionam a vida contemporânea. Pintor autodidata, Sierra apresentou exposições individuais em von Bartha em Copenhague e Basel, e no Kunstmuseum em Appenzell, Suíça.
People’s Pick: o jeito contemporâneo de compartilhar a arte
Envolvendo visitantes de todo o mundo, o lançamento do Unlimited People’s Pick encorajou o público a partilhar as suas opiniões, ao mesmo tempo que destacou a profunda apreciação da arte pela comunidade Art Basel. Além de votar online, os visitantes também têm compartilhado suas obras favoritas nas redes sociais – assim, mesmo de longe, é possível explorar todos os destaques nas redes sociais.
Ao lado do vencedor Francisco Sierra, os prêmios de segundo e terceiro lugar foram concedidos ao japonês Chiharu Shiota, artista de instalação, por The Extended Line (2024) e ao pintor e fotógrafo chinês Wu Tien-Chang por Farewell, Spring and Autumn Pavilions (2024), respectivamente. O trabalho de Shiota foi apresentado pela Templon e o de Wu pela Keng Gallery.
Baloise Art Prize
Art Basel 2024 também recebeu o Baloise Art Prize, concedido à artista e cineasta nascida em Hong Kong, Tiffany Sia, e ao artista norueguês-sudanês Ahmed Umar, que participa da Bienal de Veneza deste ano. Cada artista recebeu CHF 30.000 (US$ 33.600) e suas peças vencedoras serão adicionadas às coleções de dois grandes museus europeus: MMK Frankfurt e MUDAM em Luxemburgo.
A instalação de Sia investiga como as comunidades diaspóricas criam ideias romantizadas sobre sua terra natal, enquanto as esculturas curvas, de madeira e de metal de Umar são baseadas em souvenirs.