Exposição explora a associação vitalícia de David Hockney com o museu de Londres e o envolvimento com “O Batismo de Cristo” de Piero della Francesca
David Hockney estará em destaque na National Gallery de Londres neste segundo semestre, em uma exposição em pequena escala apresentando duas de suas obras representando O Batismo de Cristo (c. 1437-1445) de Piero della Francesca. As peças de Hockney – My Parents (1977) e Looking at Pictures on a Screen (1977) – serão exibidas na galeria ao lado da pintura original do século XV de Piero, a aprtir de 8 de agosto.
A obra de Piero della Francesca retrata o batismo de Cristo no rio Jordão sob a observação de anjos, ambientando a cena em sua cidade natal, Sansepolcro, na Toscana. A pintura é ancorada por uma linha de simetria que, segundo um filme exibido no canal da National Gallery no YouTube, “conduz o nosso olhar para o céu”.
Em My Parents, de Hockney, uma reprodução de O Batismo de Cristo, de Piero, é refletida em um espelho colocado em um carrinho atrás dos pais do artista, Kenneth e Laura Hockney. Em 2014, a obra foi eleita a obra de arte favorita do Reino Unido em votação no projeto Art Everywhere, que foi apoiado pela instituição de caridade Art Fund.
- “KAWS + WARHOL” exibe artistas pop lendários, lado a lado
- A amizade de Basquiat e Warhol em cartaz na exposição da Fundação Louis Vuitton
- Yayoi Kusama, David Hockney e Yoshitomo Nara lideram o relatório Hiscox Artist Top 100 de 2024
“Como parte das comemorações do bicentenário [da Galeria Nacional][NG200], esta exposição focal chama a atenção para a história poderosa, embora oculta, da Galeria Nacional como um catalisador na vida criativa da nação através do incentivo aos artistas contemporâneos para se inspirarem em sua coleção”, disse Susanna Avery-Quash, curadora principal do projeto
Hockney and Piero: A Longer Look, National Gallery, Londres, 8 de agosto a 27 de outubro de 2024