Considerados os artistas que ‘redefiniram a escultura’, Picasso, Giacometti e Bruce Nauman integram a exposição da Gagosian que pretende mostrar a “correspondência ou unidade de material entre os três”
A Gagosian de Londres apresenta uma exposição de esculturas de três titãs da arte pós-guerra e contemporânea com práticas distintas: Picasso, Giacometti e Bruce Nauman. É a primeira vez que as esculturas do trio são expostas juntas.
Outras inúmeras exposições e publicações consideram Picasso e Giacometti juntos – e uma mostra em Frankfurt, em 2016, juntou Giacometti e Nauman. “Acho que as pessoas ficarão surpresas e as percepções serão desafiadas. Todos os três redefiniram a escultura e isso por si só é um motivo para juntá-los”, afirma o curador Richard Calvocoressi, que trabalha com Gagosian em suas mostras históricas há oito anos.
The Body as Matter
Intitulada “The Body as Matter”, a exposição apresenta cerca de 60 obras executadas em metal (ferro fundido, chumbo, aço e bronze) ou gesso. “Há uma correspondência ou unidade de material entre os três”, diz Calvocoressi. Partes do corpo fragmentadas e desintegradas, típicas do trabalho de Picasso e Giacometti, também prevalecem – em Bras vertical (1961) de Picasso ou em La jambe (1958) de Giacometti, por exemplo. Outras peças incluem Henry Moore Bound to Fail (1967–70), de Nauman, e Model for Room with My Soul Left Out, Room that Does Not Care (1984).
- Escultura de Gerhard Richter dá um novo toque às icônicas ‘Strip Paintings’
- Richard Serra, cujas obras inusitadas e monumentais redefiniram a escultura, morre aos 85 anos
- Retrato de Marie-Thérèse Walter, musa de Picasso, vai a leilão
Calvocoressi observa como a “gama de materiais de Picasso, sua inventividade e inteligência, parecem ansiar por alguém como Nauman”. O curador também destaca que os primeiros trabalhos surrealistas de Giacometti dos anos 1920 e início dos anos 1930, que não aparecem na mostra Gagosian, exploram “violência e ameaça sexual – algo que Nauman mais tarde retoma, especialmente em seus trabalhos em neon”. Os neons do artista mais jovem também estão ausentes. “Existe o risco de que a diferença entre os suportes possa de alguma forma ofuscar ou desviar a atenção do resto das obras de Picasso e Giacometti”, diz Calvocoressi.
Empréstimos e obras à venda
A exposição foi montada a partir de empréstimos institucionais e uma “pequena percentagem” de obras destinadas à venda, segundo um porta-voz da galeria, que trabalha em estreita colaboração com a família Picasso e a Fundação Giacometti, tendo realizado inúmeras exposições de ambos os artistas. ao longo de várias décadas. O biógrafo de Picasso, John Richardson, foi o famoso curador de uma série de exposições extremamente populares de Picasso na Gagosian, enquanto em 2019 o próprio Larry Gagosian organizou uma exposição de obras-primas de Picasso como uma homenagem a Richardson após sua morte. A galeria não representa Nauman.
Com espaços com qualidade de museu e acesso a estudiosos como Richardson e Calvocoressi, Gagosian construiu uma reputação por sediar exposições dignas de instituições. Os empréstimos aos museus também podem constituir a base destas exposições, embora, como salienta Calvocoressi, a Gagosian tenha a liberdade de agir mais rapidamente do que a maioria dos museus na montagem de uma exposição. “Isso é o que é muito impressionante em trabalhar com uma galeria como a Gagosian”, diz Calvocoressi, acrescentando: “Esta exposição provavelmente levanta mais questões do que respostas, mas acho que isso é uma coisa boa”.
THE BODY AS MATTER: GIACOMETTI NAUMAN PICASSO
de 6 de junho a 26 de julho de 2024
20 Grosvenor Hill, Londres