O artista alemão Gerhard Richter vem desenvolvendo ao longo de décadas uma linguagem visual abstrata experimental
Uma nova escultura pública de Gerhard Richter foi inaugurada em Serpentine South em Kensington Gardens. Aos 92 anos, o célebre artista alemão nunca parou de experimentar uma variedade de mídias e agora criou um imponente monumento baseado em sua série Strip Paintings, que começou em 2010.
Essas obras brincaram com as possibilidades de reprodução, tirando uma fotografia digitalmente alterada da antiga Pintura Abstrata 724-4 (1990) e emendando-a em milhares de tiras verticais finas, que foram então remontadas horizontalmente e colocadas atrás de perspex. Desta forma, a imagem original é, em certo sentido, preservada e ainda assim transformada de forma irreconhecível.
A ideia de refletir, reorganizar e repetir continuamente uma série de unidades simples para criar uma gama infinita de novos padrões possíveis, explorada mais recentemente na obra Strip-Tower, também definiu “4900 Colors”, a exposição de Richter em 2008 na Serpentine. Neste caso, o artista utilizou elementos do acaso para compor 25 azulejos de cores vivas em vivas formações de grade, dos quais 49 foram expostos.
Arte pública nos jardins
Esta não é a primeira vez que Serpentine utiliza o ambiente verdejante de Kensington Gardens para exibir obras de arte públicas. Apenas um ano após o seu lançamento em 1971, acolheu Blow Up ’71, uma exposição ao ar livre de esculturas insufláveis e cinéticas. Desde então, continuou a apresentar trabalhos significativos em colaboração com The Royal Parks, como Sky Mirrors de Anish Kapoor em 2010 e The London Mastaba, uma instalação gigantesca de Christo na Serpentine Lake em 2018.
- Vídeo: Gerhard Richter, Strip-Tower / Art Basel Unlimited 2023
- Arquiteto coreano Minsuk Cho apresenta projeto para o Serpentine Pavilion de 2024
- 12 artistas selecionados para comissões do High Line Plinth
“Strip-Tower é uma manifestação tridimensional de temas e métodos que sustentam a prática histórica de Richter em pintura, repetição, improvisação e acaso”, disseram a CEO da Serpentine, Bettina Korek, e o diretor artístico Hans Ulrich Obrist, em comunicado conjunto à imprensa.
“Gerhard Richter: Strip-Tower” estará à vista do público em Kensington Gardens até 27 de outubro de 2024.