Os trabalhos dos quatro artistas indicados ao Turner Prize 2024 serão exibidos na Tate Britain no segundo semestre, antes da cerimônia de premiação em dezembro
A Tate Britain revelou a lista de indicados ao Turner Prize deste ano: Pio Abad, Claudette Johnson, Jasleen Kaur e Delaine Le Bas. O prêmio de arte contemporânea de maior prestígio do Reino Unido completa 40 anos tendo destacado, ao longo das décadas, destacou alguns dos maiores nomes do país, incluindo Anish Kapoor, Antony Gormley, Rachel Whiteread, Damien Hirst e Steve McQueen.
- Dez artistas recebem 100 mil euros como vencedores do Chanel Next Prize 2024
- Mark Bradford é o ganhador do Getty Prize 2024
- Olafur Eliasson é um dos vencedores do Praemium Imperiale 2023
O vencedor do Turner Prize, que receberá £ 25.000 (US$ 31.000), será anunciado em uma cerimônia na Tate Britain em 3 de dezembro. Outras £ 10.000 (US$ 12.500) serão destinadas a cada um dos artistas finalistas. Uma exposição de obras dos quatro artistas também será inaugurada no museu de Londres de 25 de setembro a 16 de fevereiro de 2025.
“Os artistas selecionados deste ano podem ser amplamente definidos por explorar questões de identidade, autobiografia, comunidade e si mesmos em relação à memória, história ou mito”, disse o diretor da Tate Britain, Alex Farquharson.
Três mulheres entre os quatro finalistas
Pio Abad foi nomeado pela sua exposição individual “To Aqueles Sitting in Darkness”, aberta até 8 de setembro no Ashmolean Museum, em Oxford. Os desenhos, gravuras e esculturas do artista exploram temas de perda cultural e histórias coloniais que refletem sua educação nas Filipinas.
Claudette Johnson foi indicada pela sua exposição individual “Presence” no Courtauld em Londres, que encerrou em janeiro. Membro fundador do movimento Black British Art dos anos 1980, Johnson é conhecida por seus retratos em pastel, guache e aquarela de mulheres e homens negros. A artista também foi indicada por sua mostra solo “Drawn Out” na Ortuzar Projects, em Nova York, que foi concluída em abril passado.
Jasleen Kaur foi indicada por sua exposição individual “Alter Altar”, que encerrou em outubro passado no Tramlines em Glasgow. A artista utiliza objetos do cotidiano, como pertences de sua família e um Ford Escort vintage, para criar esculturas que, na mostra, foram animadas por composições sonoras.
Delaine Le Bas é indicada pela apresentação “Incipit Vita Nova. Here Begins The New Life/A New Life Is Beginning”, que decorreu até Setembro passado no Secession, em Viena. Na mostra, Le Bas transformou a galeria em um ambiente de performance imersivo que apresenta tecidos pintados, figurinos e esculturas, inspirando-se na história do povo cigano, combinado com um interesse pelas mitologias, e abordando a perda e a renovação, estimuladas pela morte de sua avó.
A exposição com obras dos indicados ao “Turner Prize 2024” estará aberta ao público na Tate Britain, em Londres, de 25 de setembro a 16 de fevereiro de 2025.