SP-Arte celebra 20ª edição como marco na cena cultural

0

O Pavilhão da Bienal recebe, até domingo (7), galerias de arte, estúdios de design, editoras e instituições culturais na 20ª edição da SP-Arte

Há 20 anos, nascia a SP-Arte, hoje consolidada como a maior feira do hemisfério sul e com sua relevância cravada no cenário nacional e internacional. Criado por Fernanda Feitosa em 2004, a feira tem sido uma plataforma de destaque para a promoção da arte contemporânea do Brasil e do mundo desde sua criação.

Ao longo de duas décadas, a feira exibiu grandes nomes da arte internacional, desde Ai Weiwei a Damien Hirst, Jeff Koons, Lynda Benglis e Olga de Amaral, e também intermediou a formação de acervos de grandes museus e de relevantes coleções particulares. O programa de doações da feira, que já virou praxe entre colecionadores e expositores, estimula que pessoas físicas e jurídicas adquiram e doem trabalhos de arte apontados pelos museus como essenciais para formar suas coleções.

Mais do que uma feira, a SP–Arte se tornou um catalisador para o crescimento e reconhecimento do mercado de arte brasileiro, conectando galerias, artistas e apreciadores de arte em um ambiente vibrante e dinâmico. Impulsionando e transformando o mercado, a feira se consolidou como uma plataforma que proporciona o intercâmbio entre galerias, artistas, curadores e pesquisadores.

“Estamos muito entusiasmados em celebrar esta importante marca com nossa 20ª edição da SP–Arte”, diz Fernanda Feitosa, idealizadora do evento. “Ao longo dos últimos 20 anos, testemunhamos um incrível crescimento e transformação no cenário artístico do Brasil todo, e estamos orgulhosos de ter desempenhado um papel fundamental nesse processo. Esta edição promete ser uma celebração verdadeiramente extraordinária da arte, cultura e criatividade”, complementa Feitosa.

Ocupando o Pavilhão da Bienal entre os dias 3 e 7 de abril, a 20ª edição da SP–Arte irá reunir mais de 190 expositores, entre galerias de arte, estúdios de design, editoras e instituições culturais. O evento proporciona a exibição de artistas renomados, bem como de talentos emergentes. A programação da feira conta ainda com conversas com artistas, audioguias e lançamentos editoriais.

Destaques

No primeiro e no segundo andar do pavilhão, estarão concentradas as galerias de arte moderna e contemporânea, instituições culturais, espaços autônomos, além do espaço que receberá os Talks SP–Arte. Entre as nacionais, destaques para expositores como Fortes D’Aloia & Gabriel, que apresentará dois estandes, um deles solo da artista Yuli Yamagata. O projeto de Luisa Strina destacará obras de Marepe e também de Anna Maria Maiolino – homenageada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza deste ano. Já a curadoria da Almeida & Dale inclui Tarsila do Amaral, Sérgio Camargo e Lygia Clark – atualmente em cartaz na Pinacoteca.

Acelino Sales - MAHKU, Dau Shawã Penturi, Acrílica sobre tela, 162 x 223 cm, Carmo Johnson Projects, @Samuel Esteves - Luan Lima

Acelino Sales – MAHKU, Dau Shawã Penturi, Acrílica sobre tela, 162 x 223 cm, Carmo Johnson Projects, @Samuel Esteves – Luan Lima

Presente desde a primeira edição da SP–Arte, a Raquel Arnaud que comemora 50 anos em 2024 leva ao pavilhão obras de nomes como Iole de Freitas, Jesús Rafael Soto, Sergio Camargo, Tunga e Waltercio Caldas. Já Nara Roesler destaca obras de Tomie Ohtake, artista presente na Bienal de Veneza deste ano.

Outro destaque é o coletivo MAHKU, presente no stand da Carmo Johnson Projects. O coletivo também integra a Bienal de Veneza 2024 com uma pintura mural inédita e monumental na fachada do Pavilhão Central da Bienal. Já a galeria Superfície leva a obra de Celeida Tostes, artista que dedicou a vida ao diálogo entre arte e educação, ampliando o pensamento no campo da escultura.

Galerias internacionais

Entre os destaques internacionais da 20ª edição figuram a Continua (Itália, França, China, Brasil e Dubai), Galería de las Misiones (Uruguai), Galería Sur (Uruguai), Gallery Nosco (Bélgica), Herlitzka & Co. (Buenos Aires), La Balsa Arte (Colômbia), Papai Contemporary (Noruega), Piero Atchugarry (Uruguai), RGR Galería (Venezuela), Ricardo Fernandes (França), Salar Galería (Bolívia) e Zielinsky (Barcelona).

Circuito SP–Arte movimenta galerias de arte, design e ateliês

A SP–Arte também promove o já tradicional Circuito SP–Arte, uma agenda com mais de 60 atividades e eventos culturais gratuitos em galerias de arte e design de São Paulo. Os eventos são distribuídos por bairros artsy, como Pinheiros, Vila Madalena, Jardins, Centro, Barra Funda e Higienópolis – alguns roteiros podem, inclusive, ser feitos a pé.

As atividades incluem aberturas e encerramentos de exposições, conversas, visitas guiadas e a possibilidade de visitar ateliês de artistas e designers. A programação completa está disponível aqui e no app SP–Arte (versões iOS e Android).

Share.

Leave A Reply