Jennie C. Jones criará obras para o jardim da cobertura do museu, enquanto Jeffrey Gibson apresentará suas criações na fachada do Met na Quinta Avenida
O Met – Metropolitan Museum of Art de Nova York – anunciou ontem os artistas que criarão obras comissionadas para o jardim da cobertura e a fachada da Quinta Avenida em 2025.
Criando trabalhos para o jardim da cobertura do museu, a artista Jennie C. Jones, de Cincinnati, vai “explorar o potencial sonoro dos instrumentos de cordas, bem como suas possibilidades formais” em esculturas acústicas que “propõem a linha da corda como um proxy para a história da arte, ininterrupto e contínuo”.
- Artistas periféricos estão no centro da Bienal de Veneza de 2024
- Mostra em Cingapura conecta arte “tropical” da América Latina e do Sudeste Asiático
- Mire Lee é a próxima artista a ocupar a Turbine Hall da Tate Modern
O artista Choctaw-Cherokee Jeffrey Gibson – que representará os Estados Unidos na Bienal de Veneza este ano – criará quatro esculturas figurativas que ele chama de “figuras espirituais ancestrais”.
“Embora estilisticamente diferentes, tanto Jones quanto Gibson veem o potencial da beleza e da forma para carregar a potência das histórias individuais e culturais”, disse o diretor e CEO do Met, Max Hollein.
Quem são os artistas?
Jeffrey Gibson, nascido em 1972 em Colorado Springs, Colorado, é conhecido por sua abordagem vibrante e multidisciplinar que incorpora imagens visuais indígenas com abstração e texto contemporâneos brilhantes. Este ano, ele será o primeiro artista indígena a representar os EUA na Bienal de Veneza com uma mostra individual.
Jennie C. Jones é celebrada por suas explorações do som e sua relação com a história e o espaço. O trabalho de Jones, caracterizado por uma abordagem minimalista que se baseia em elementos do jazz, oferece repertório sobre as dimensões sonoras e visuais da arte. Sua comissão no Met Roof explorará “o potencial sonoro dos instrumentos de cordas, bem como suas possibilidades formais”, segundo o museu.
Para as artes comissionadas deste ano, o artista Kosovar Petrit Halilaj apresentará a sua obra no rooftop a partir de 29 de Abril, enquanto o artista coreano Lee Bul apresentará a sua fachada a partir de 12 de Setembro e o calígrafo chinês Tong Yang-Tze apresentará a sua obra no Grande Salão a partir de 21 de Novembro.