Mais uma vez dirigida por Christine Messineo, a Frieze Los Angeles ocupa o Aeroporto de Santa Monica entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março
Reunindo mais de 95 das principais galerias do mundo, a Frieze Los Angeles apresenta um corte transversal da arte contemporânea mais emocionante e influente de todo o mundo. Dando continuidade ao compromisso da Frieze de apoiar o ecossistema artístico mais amplo de Los Angeles, este ano vemos o retorno do Santa Monica Art Bank Acquisition Fund.
Além das apresentações das galerias, a nova exposição pública da feira com curadoria do Art Production Fund intitulada ‘Set Seen’ apresenta obras de arte site-specific de Sharif Farrag, Ryan Flores, Derek Fordjour, Pippa Garner, Matt Johnson e Cynthia Talmadge, todas localizadas pela área do Santa Monica Airport.
Entre as galerias brasileiras participantes estão Nara Roesler e Mendes Wood DM.
A lista completa com todos os participantes está aqui.
Apresentações individuais temáticas e ambiciosas
Um dos destaques da Frieze Los Angeles são poderosas galerias internacionais exibindo ambiciosos estandes individuais e com curadoria.
Os destaques incluem a comemoração do trigésimo aniversário da galeria Blum, que homenageia o passado e olha para o futuro com uma apresentação que inclui Theodora Allen, Sam Durant, Oliver Lee Jackson, Friedrich Kunath, Tony Lewis, Eddie Martinez, Yoshitomo Nara, Asuka Anastacia Ogawa e Sebastian Silva.
Já a Gagosian apresenta ‘Social Abstraction’, uma exploração da abstração e das realidades sociais contemporâneas com curadoria de Antwaun Sargent e apresentando um grupo intergeracional de artistas negros: Derrick Adams, Theaster Gates, Cy Gavin, Lauren Halsey e Rick Lowe.
- O que vem por aí no mundo das feiras de arte em 2024?
- Frieze New York revela detalhes de sua próxima edição
- Art Basel apresenta 287 expositores para sua edição principal de 2024
Na Sprüth Magers, Barbara Kruger apresenta um novo trabalho site-specific, ao lado de mulheres artistas que há muito exploram o poder da mídia, do texto e do consumismo – e muitas vezes os papéis femininos dentro deles – incluindo Sylvie Fleury, Jenny Holzer, Louise Lawler e Rosemarie Trockel.
Entre as exposições individuais estão o estande solo de Vanessa German, apresentando uma nova série de esculturas em quartzo rosa, pela Kasmin; novas pinturas de Sam McKinniss, conhecido por seus retratos irreverentes da cultura das celebridades americanas, na Galeria David Kordansky; a apresentação individual de novas pinturas de Hernan Bas na Victoria Miro; e novas pinturas e monotipias do artista brasileiro Luiz Zerbini, transmitindo a qualidade envolvente e sedutora do ambiente natural do Brasil, na Galeria Stephen Friedman.
Focus, uma plataforma para jovens galerias
Liderada pela primeira vez por Essence Harden (Curadora de Artes Visuais e Gerente de Programa do Museu Afro-Americano da Califórnia), a Focus compreende 12 jovens galerias sediadas nos EUA que mostram estandes individuais de talentos emergentes ou esquecidos.
Em resposta a um breve conjunto de Harden, exposições exploram as dimensões íntimas, ambientais e urbanas das ecologias. Com a maioria dos espaços participantes sediados em Los Angeles, a Focus é uma celebração da comunidade artística vibrante e em evolução da cidade.
Os destaques incluem apresentações de artistas como Harry Fonseca (nativo americano Nisenan já falecido), Mustafa Ali Clayton (com sua nova série de terracota inspirada no interesse do artista por legado, iconografia e comemoração), obras têxteis de Akea Brionne, um novo conjunto de obras do escultor Yeni Mao, fotografias e vídeos do artista haitiano Widline Cadet, radicado em Los Angeles e um novo conjunto de obras do pintor e escultor Javier Ramirez.