Este é o terceiro ano consecutivo que a organização oferece quinze prêmios para artistas com mais de 40 anos que se identificam como mulheres
A organização Anonymous Was a Woman (AWAW), sediada em Nova York, anunciou as quinze ganhadoras de seus prêmios de 2023. Os prêmios, doações irrestritas de US$ 25 mil cada, são concedidos a artistas com mais de quarenta anos que se identificam como mulheres, que fizeram contribuições notáveis em seus respectivos campos e que continuam a realizar trabalhos importantes.
- As artistas mulheres ultracontemporâneas na vanguarda do mercado de arte
- Primeira reformulação da Tate Britain em 10 anos destaca artistas mulheres
- Serpentine Galleries levará Barbara Kruger e Judy Chicago à Londres em 2024
AWAW distribuiu mais de US$ 7 milhões em doações a 295 artistas desde sua fundação em 1996 por uma artista anônima, que em 2018 revelou ser Susan Unterberg. Ela foi a única financiadora do prêmio durante anos, distribuindo dez prêmios anualmente. Este é o terceiro ano consecutivo que a organização oferece quinze prêmios, três deles financiados pelo Meraki Artist Award, com sede em Boston (ele próprio financiado anonimamente) e os outros dois apoiados por doadores anônimos.
Idades e mídias diversas
As vencedoras deste ano – que foram nomeadas e selecionadas por um painel anônimo de historiadores de arte, curadores, artistas e escritores – têm idades entre quarenta e dois e oitenta e sete anos e trabalham em diversas mídias, incluindo pintura, instalação, performance, fotografia, filme/ vídeo e novas mídias.
Entre as bolsistas de 2023 estão a artista multimídia Carolina Caycedo, cujo trabalho explora temas de comunidade e meio ambiente; a artista multimídia Steffani Jemison, que examina temas da personificação negra e das tradições vernáculas em relação ao modernismo e à arte conceitual; a artista interdisciplinar Amanda Ross-Ho, que usa objetos encontrados para evocar uma sensação de alienação e distanciamento; e Drew Shiflett, cujos relevos desenhados e colados abordam questões de arquitetura e luz.
“Tenho o prazer de parabenizar os ganhadores do prêmio deste ano – um grupo de artistas que representam um amplo espectro de perspectivas, origens e práticas formais”, disse Unterberg em comunicado. “Quando comecei o Anonymous Was a Woman, fiz isso para atender a uma necessidade que sentia pessoalmente e observava entre meus colegas. Quase um quarto de século depois, essa necessidade persiste. É uma honra conhecer esses artistas e suas práticas, e estou muito animado para ver o que os premiados farão a seguir.”
A lista completa de premiadas está abaixo:
- Carolina Caycedo, 45, California
- Liz Collins, 55, New York
- Steffani Jemison, 42, New York
- Stanya Kahn, 55, California
- Barbara Kasten, 87, Illinois
- Athena LaTocha, 55, New York
- Candice Lin, 44, California
- Suchitra Mattai, 50, California
- Dindga McCannon, 76, Pennsylvania
- linn meyers, 55, Washington, DC
- Erika Ranee, 58, New York
- Amanda Ross-Ho, 48, California
- Drew Shiflett, 72, New York
- Cauleen Smith, 56, California
- Saya Woolfalk, 44, New York