A Frieze revelou os detalhes iniciais da quinta edição da Frieze Los Angeles, no Aeroporto de Santa Monica
Dirigido por Christine Messineo, Diretora das Américas da Frieze, e alojado em uma estrutura sob medida projetada pelo estúdio de arquitetura WHY de Kulapat Yantrasast, a Frieze Los Angeles 2024 apresentará uma reconfiguração em toda a área do aeroporto, expandindo a tenda da feira e reimaginando o espaço ao ar livre como um ponto de encontro central.
A feira deste ano reunirá mais de 95 expositores de 21 países, todos sob o mesmo teto, com quase 50% da feira dedicada a galerias que operam na região da Grande Los Angeles. A tão celebrada seção Focus da feira será supervisionada pela primeira vez por Essence Harden (curadora de artes visuais, California African American Museum) e explorará a ideia de ecologia para destacar uma seleção diversificada de galerias dos EUA que estão em operação há 12 anos ou menos.
- Frieze patrocinará o Pavilhão Britânico na próxima Bienal de Veneza
- O que foi vendido na Frieze Seoul e na Armory Show 2023
- O que vem por aí no mundo das feiras de arte em 2024?
“Depois de vários anos na cidade, a Frieze Los Angeles tornou-se uma âncora para todas as mentes criativas. O layout para 2024 é simplificado e eficiente, mas projetado com boas linhas de visão e descobertas em cada esquina. No interior há uma experiência artística focada com luz natural filtrada edificante, enquanto o pátio externo está repleto de atividades artísticas e culturais para os amigos relaxarem e se conectarem”, disse Kulapat Yantrasat.
A Frieze Los Angeles também dará as boas-vindas ao retorno do aclamado programa de obras de arte site-specific, situado em todo o campo de aviação do Aeroporto de Santa Monica, com ativações públicas nos campos de atletismo e esculturas exibidas em todo o parque comunitário.
Galerias Líderes Mundiais
A lista de galerias expositoras da feira apresenta um grupo concentrado de espaços baseados em Los Angeles, incluindo Blum, The Box, Château Shatto, François Ghebaly, David Kordansky Gallery, L.A. Louver, Night Gallery, Nonaka-Hill, Regen Projects, Parrasch Heijnen, Hannah Hoffman , Marc Selwyn Fine Art e Various Small Fires. Parker Gallery e Anat Ebgi, ambos vindos de Los Angeles e tendo anteriormente participado da seção Focus, passaram este ano para a seção principal da feira.
Os principais expositores internacionais, muitos dos quais abriram espaços em Los Angeles, incluem 303 Gallery, Canadá, Clearing, Pilar Corrias, Dastan Gallery, Gagosian, Gladstone, Hauser & Wirth, Galerie Max Hetzler, Xavier Hufkens, Gallery Hyundai, Jenkins Johnson Gallery, Lisson Gallery, Mendes Wood DM, OMR, Ortuzar Projects, Galeria Pace, Maureen Paley, Proyectos Monclova, Sprüth Magers, Welancora Gallery, White Cube e David Zwirner.
A Frieze Los Angeles 2024 terá 13 participantes inéditos, com uma forte representação da Ásia, incluindo as galerias Bank e MadeIn, com sede em Xangai, bem como a Silverlens, vinda de Manila. Outros novos participantes incluem Kasmin, Petzel Gallery e Rachel Uffner Gallery.
Grandes exposições institucionais durante a Frieze Week
Em comemoração à Frieze Week, os principais museus da cidade, incluindo Getty, The Museum of Contemporary Art, The Broad, Hammer Museum, LACMA, ICA LA e Academy Museum of Motion Pictures, sediarão uma série de eventos e ativações dedicadas, oferecendo aos visitantes locais e internacionais igualmente com a oportunidade de descobrir as coleções de classe mundial encontradas em Los Angeles.
Frieze Los Angeles acontecerá entre 29 de fevereiro e 3 de março de 2024, no Aeroporto de Santa Monica.