O que vem por aí no mundo das feiras de arte em 2024?

0

As feiras de arte conseguiram sobreviver aos danos provocados pela pandemia e estão novamente em alta – uma tendência que deverá continuar no próximo ano

No início da pandemia, quando as feiras de arte presenciais foram interrompidas, muitos profissionais do segmento proclamaram que os custos financeiros, de saúde e os impactos climáticos causados pelo transporte de obras e pessoas já não eram mais sustentáveis. Mas as previsões de uma grande reinicialização revelaram-se prematuras.

“Surpreendentemente, não desistimos de tantas feiras como pensávamos”, disse David Leiber, sócio da Galeria David Zwirner, que espera participar de 17 feiras de arte em 2024. Embora esse número esteja abaixo do pico de 21 em 2019, ainda se mostra bem dinâmico.

Este ano, o número de feiras em todo o mundo deverá chegar a 377, segundo o relatório Art Market 2023 elaborado pela economista Clare McAndrew. O número tem aumentado continuamente desde a queda profunda em 2020, quando chegou a 133 , mas ainda não atingiu 408, o recorde, em 2019. Embora tenham melhorado, os números indicam “que a pandemia pode ter tido alguns efeitos duradouros na infraestrutura da feira de arte” segundo a Dra. McAndrew.

Mas Leiber disse sobre o aumento gradual: “As pessoas sentem prazer em viajar novamente. Eles gostam de ver a arte pessoalmente e se reunir.”

Na verdade, outro relatório da Dra. McAndrew – Art Basel and UBS Survey of GlobalCollecting 2023 – aponta que colecionadores com ativos líquidos de pelo menos US$ 1 milhão (conhecidos como indivíduos com elevado patrimônio líquido) participaram em média em quatro feiras de arte durante o ano e mais de metade deles fez compras.

Colecionadora Komal Shah, da Califórnia. Crédito: Carolyn Fong para The New York Times

Colecionadora Komal Shah, da Califórnia. Crédito: Carolyn Fong para The New York Times

“Parece-me que tudo continua como sempre – ou um pouco maior”, disse Komal Shah, colecionadora californiana que se concentra em artistas mulheres e é conhecida por viajar muito para ver obras pessoalmente e cultivar relacionamentos. “Certamente nos recuperamos.”

Ela disse que pretende ir a pelo menos oito feiras em 2024, incluindo duas recém-chegadas que estão gerando buzz: Frieze Seoul (uma adição recente ao grupo Frieze) e Paris+ by Art Basel (parte da franquia de feiras mais antiga, que também inclui Art Basel em Suíça, Art Basel Miami Beach e Art Basel Hong Kong).

O que faz uma feira de arte crescer ou prosperar é todo o ambiente e a mistura de ingredientes de uma cidade – incluindo artistas locais fortes que podem ser comercializados internacionalmente e redes ativas de colecionadores, galerias e instituições culturais que podem colaborar em programação paralela. Bons hotéis e restaurantes também agregam.

“As grandes feiras, Basel e Frieze, entendem esse algoritmo”, disse Mary Sabbatino, que lidera a filial da Galerie Lelong em Nova York, que espera retornar no próximo ano à Paris+ e à Frieze Seul, entre meia dúzia de outras.

Aqui está um recorte das feiras ao redor do mundo em 2024:

Art Basel, Suíça – 13 a 16 de junho
“Essa é uma feira que eu nunca perderia”, disse Shah, a colecionadora. Uma das mais antigas, a Art Basel começou em 1970 em uma pequena cidade com museus espetaculares que no ano passado atraiu 284 galerias de 36 países e territórios e 82 mil visitantes. Os revendedores trazem seu melhor material e podem esperar realizar seus negócios mais fortes, de acordo com Leiber, da Zwirner.

Frieze Seul, Coreia – 4 a 7 de setembro
Uma nova aventura no circuito de feiras de arte, a Frieze Seoul em sua segunda edição atraiu cerca de 70.000 visitantes à 120 galerias, em grande parte coreanas (uma mistura de tradicional e contemporâneo), ao lado de potências ocidentais como Pace, Lehmann Maupin e Thaddaeus Ropac – que abriram filiais na cidade. Levine, da Pace, disse que a grande maioria dos clientes era coreana, mas que ela viu “uma enorme curiosidade por parte dos colecionadores internacionais, muitos pela primeira vez na Coreia”. Espera-se que esse turismo cresça à medida que a feira amadureça.

The Armory Show, Setembro. Credito: James Estrin/The New York Times

The Armory Show, Setembro. Credito: James Estrin/The New York Times

The Armory Show, Nova York – 5 a 8 de setembro
Iniciado em 1994 como Gramercy International Art Fair, a Armory Show foi adquirida este ano, juntamente com a EXPO Chicago, pelo grupo Frieze. Ambas as feiras locais continuarão a operar sob suas marcas existentes e deverão se beneficiar do networking existente de colecionadores e apoio logístico. Maior feira de Nova York, a Armory Show recebeu 51 mil participantes, que vieram ver os trabalhos expostos em 225 galerias de cerca de 35 países no ano passado.

Art X Lagos, Nigéria – 31 de outubro a 3 de novembro
Fundada em 2016 e com base no mercado de arte africano em rápido crescimento, a Art X Lagos acolheu mais de 40 artistas e galerias de África e de outros países e promoveu conversas entre artistas do continente e da diáspora. “Houve um forte sentimento de orgulho e entusiasmo pelo fato de uma feira deste calibre estar acontecendo na África Subsaariana e na Nigéria, o gigante de África”, disse o curador independente Kemi Ilesanmi. A feira explora o cenário ativo de galerias em Lagos e a base de colecionadores na Nigéria e no continente.

Outras feiras com datas já confirmadas:

  • Zona Maco, 7 a 11/02, Mexico
  • Arcomadrid, 06 a 10/02, Madrid
  • Frieze Los Angeles, 29/02 a 01/03, Los Angeles
  • Art Dubai, 01 a 03/03, Emirados Árabes
  • TEFAF Maastricht, 07 a 14/03, Maastricht
  • Art Fair Tokyo 2024, 08 a 10/03, Tokyo
  • Art Basel hong Kong, 28 a 30/03, Hong Kong
  • SP-Arte, 4 a 7/4, São Paulo
  • Expo Chicago, 11 a 14/4, Chicago
  • Art Vancouver, 11 a 14/4, Chicago
  • Affordable Art Fair, 12 a 14/4, Berlim
  • Art Brussels, 25 a 28/04, Bruxelas
  • TEFAF New York, 10 a 14/05, Nova York
  • Art Basel, 13 a 16/06, Basel
  • KIAF Seoul, 4 a 8/09, Seoul
  • Frieze Seoul, 4 a 7/09, Seoul
  • Armory Show, 6 a 8/09, Nova York
  • ArtRio 2024, 25 a 29/09, Rio de Janeiro
  • Art Toronto, 24 a 27/10, Toronto
  • Art Cologne, 7 a 10/11, Colônia
Share.

Leave A Reply