O maior prêmio do Reino Unido vai para Jesse Darling, artista radicado em Berlim e reconhecido por esculturas instáveis com objetos cotidianos
Jesse Darling, artista radicado em Berlim conhecido por esculturas que representam corpos instáveis, ganhou o Turner Prize, o principal prêmio de arte do Reino Unido. Ele agora receberá £ 25.000, ou cerca de US$ 31.500. O artista concorria ao prêmio ao lado de Ghislaine Leung, Rory Pilgrim e Barbara Walker.
O anúncio do prêmio dizia: “O júri elogiou o uso de materiais e objetos comuns como concreto, barreiras soldadas, fita adesiva, arquivos de escritório e cortinas de rede, para transmitir um mundo familiar, mas delirante – invocando o colapso social, a sua apresentação perturba noções percebidas de trabalho, classe, britanismo e poder.”
Muitas das obras de Darling apresentam objetos do cotidiano dispostos para sugerir corpos com pernas alongadas e braços dobrados. Darling disse que eles projetam suas esculturas de forma que possam eventualmente se alterar ou até mesmo desabar.
Equipamentos médicos e resíduos têm sido utilizados com frequência nessas esculturas, algumas das quais exploram os meios pelos quais os indivíduos podem sustentar a si mesmos e uns aos outros. Algumas dessas obras apareceram na Modern Art Oxford em uma exposição individual de 2022 que rendeu a Darling a indicação ao Turner Prize.
- Mark Bradford é o ganhador do Getty Prize 2024
- Cildo Meireles receberá maior prêmio de arte da Europa
- Olafur Eliasson é um dos vencedores do Praemium Imperiale 2023
“A vulnerabilidade é um dado adquirido em todos”, disse Darling certa vez a Ocula. “É o que nos torna vivos. Não é que a vulnerabilidade seja uma força em si, mas a nossa fragilidade física como organismos e a propensão para sofrer no amor, no conflito, sob a violência estrutural, e a nossa necessidade animal de nutrição e calor são o que partilhamos.”
Esta é a 40ª vez que o Prêmio Turner é concedido, com vencedores anteriores incluindo Anish Kapoor, Wolfgang Tillmans, Rachel Whiteread, Lubaina Himid e muitos mais.