Mark Bradford é o ganhador do Getty Prize 2024

0

J. Paul Getty Trust anunciou o artista Mark Bradford, residente em Los Angeles, como ganhador do Getty Prize 2024, a maior homenagem da instituição

Criado em 2013 e anteriormente conhecido como “Getty Medal”, o prêmio concedido anualmente reconhece líderes nas áreas culturais cujo trabalho expande a compreensão humana e a apreciação das artes e da cultura. O Getty Prize 2024 apresenta uma novidade: a partir deste ano, o prêmio será concedido a uma única pessoa, que poderá reconhecer o trabalho de uma organização sem fins lucrativos de sua escolha com uma doação de US$ 500 mil da Getty.

“Estamos entusiasmados com o fato de o Getty Prize reconhecer agora não só as realizações pessoais e as contribuições para o setor cultural, mas também apoiar ativamente o trabalho de outras organizações sem fins lucrativos que trabalham no setor, proporcionando ao premiado a oportunidade de beneficiá-las”, diz Katherine E. Fleming, presidente e CEO do J. Paul Getty Trust. “Mark Bradford é um artista excepcional cujo trabalho instigante muitas vezes lança luz sobre questões sociais e cativou o público em sua cidade natal, Los Angeles, e além.”

Nas próximas semanas, Mark Bradford selecionará uma organização sem fins lucrativos. O artista e a organização escolhida serão homenageados no jantar anual do Getty Prize em 13 de maio de 2024, no Getty Center em Los Angeles.

Conflagration, de Mark Bradford

Abstracionismo em grandes formatos

Mark Bradford é um artista contemporâneo reconhecido por suas pinturas abstratas em grande escala. Caracterizado pela sua complexidade formal, material e conceptual, o seu trabalho explora estruturas sociais e políticas que objetivam comunidades marginalizadas e os corpos de populações vulneráveis.

Depois de acumular camadas de vários tipos de papel sobre tela, Bradford escava suas superfícies usando ferramentas elétricas para explorar as conexões entre as estruturas econômicas e sociais que definem os assuntos contemporâneos.

Sua obra inclui pintura, escultura, vídeo, fotografia, gravura e outros meios. Além de sua prática em estúdio, Bradford se envolve em projetos sociais juntamente com exposições de seu trabalho que trazem ideias contemporâneas para fora dos espaços expositivos e para comunidades com acesso e exposição limitados à arte.

Bradford recebeu seu BFA do California Institute of the Arts (CalArts) em 1995 e seu MFA da CalArts em 1997. Desde então, ele tem sido amplamente exibido ao redor do mundo e recebeu vários prêmios.

Os vencedores anteriores do Getty Prize incluem Harold M. Williams e Nancy Englander, que foram reconhecidos por sua liderança na criação do Getty como ele existe hoje, junto com Frank Gehry, Ellsworth Kelly, Ed Ruscha, Agnes Gund, Yo-Yo Ma, Kwame Anthony Appiah, Richard Serra e outros.

Share.

Leave A Reply