J. Paul Getty Trust anunciou o artista Mark Bradford, residente em Los Angeles, como ganhador do Getty Prize 2024, a maior homenagem da instituição
Criado em 2013 e anteriormente conhecido como “Getty Medal”, o prêmio concedido anualmente reconhece líderes nas áreas culturais cujo trabalho expande a compreensão humana e a apreciação das artes e da cultura. O Getty Prize 2024 apresenta uma novidade: a partir deste ano, o prêmio será concedido a uma única pessoa, que poderá reconhecer o trabalho de uma organização sem fins lucrativos de sua escolha com uma doação de US$ 500 mil da Getty.
- Turner Prize 2023 divulga lista dos quatro artistas finalistas
- Cildo Meireles receberá maior prêmio de arte da Europa
- Bienal de Veneza 2024 premia Anna Maria Maiolino com Leão de Ouro
“Estamos entusiasmados com o fato de o Getty Prize reconhecer agora não só as realizações pessoais e as contribuições para o setor cultural, mas também apoiar ativamente o trabalho de outras organizações sem fins lucrativos que trabalham no setor, proporcionando ao premiado a oportunidade de beneficiá-las”, diz Katherine E. Fleming, presidente e CEO do J. Paul Getty Trust. “Mark Bradford é um artista excepcional cujo trabalho instigante muitas vezes lança luz sobre questões sociais e cativou o público em sua cidade natal, Los Angeles, e além.”
Nas próximas semanas, Mark Bradford selecionará uma organização sem fins lucrativos. O artista e a organização escolhida serão homenageados no jantar anual do Getty Prize em 13 de maio de 2024, no Getty Center em Los Angeles.
Abstracionismo em grandes formatos
Mark Bradford é um artista contemporâneo reconhecido por suas pinturas abstratas em grande escala. Caracterizado pela sua complexidade formal, material e conceptual, o seu trabalho explora estruturas sociais e políticas que objetivam comunidades marginalizadas e os corpos de populações vulneráveis.
Depois de acumular camadas de vários tipos de papel sobre tela, Bradford escava suas superfícies usando ferramentas elétricas para explorar as conexões entre as estruturas econômicas e sociais que definem os assuntos contemporâneos.
Sua obra inclui pintura, escultura, vídeo, fotografia, gravura e outros meios. Além de sua prática em estúdio, Bradford se envolve em projetos sociais juntamente com exposições de seu trabalho que trazem ideias contemporâneas para fora dos espaços expositivos e para comunidades com acesso e exposição limitados à arte.
Bradford recebeu seu BFA do California Institute of the Arts (CalArts) em 1995 e seu MFA da CalArts em 1997. Desde então, ele tem sido amplamente exibido ao redor do mundo e recebeu vários prêmios.
Os vencedores anteriores do Getty Prize incluem Harold M. Williams e Nancy Englander, que foram reconhecidos por sua liderança na criação do Getty como ele existe hoje, junto com Frank Gehry, Ellsworth Kelly, Ed Ruscha, Agnes Gund, Yo-Yo Ma, Kwame Anthony Appiah, Richard Serra e outros.