Anish Kapoor estreia nova coleção de pinturas Vantablack em Nova York

0

Juntamente com as pinturas Vantablack, a exposição também apresentará peças inéditas, incluindo esculturas independentes e instalações de grande escala

A Lisson Gallery apresenta uma exposição de obras de Anish Kapoor, a primeira exposição do artista em Nova York desde sua aclamada retrospectiva dupla na Gallerie dell’Accademia e no Palazzo Manfrin, durante a Bienal de Veneza em 2022.

Conhecido por sua experimentação rigorosa com materiais e sua capacidade de evocam experiências sensoriais estranhas, a prática de Kapoor desafia os gêneros ao combinar perfeitamente abordagens esculturais e pictóricas. Uma pedra angular na história da arte contemporânea britânica e global, as obras de Kapoor distorcem o espaço físico, alegorizam a materialidade da carne humana e interrogam os misteriosos processos de percepção visual.

A exposição, em cartaz entre 2 de novembro e 16 de dezembro, incluirá cerca de 40 peças, que vão desde pinturas de grande porte até obras menores, além de esculturas e esculturas de parede, representando ainda a estreia em Nova York das pinturas de Kapoor criadas com a nanotecnologia Vantablack – uma substância que absorve 99,965% da luz visível.

Ao longo de cinco décadas, o artista radicado em Londres desenvolveu usos inovadores de materiais como cera, aço e pedra para questionar a nossa compreensão da percepção. Em esculturas anteriores, como Cloud Gate (2005), uma escultura pública no AT&T Plaza em Chicago, ele explorou a possibilidade de manipulação óptica. Da mesma forma, as suas pinturas Vantablack desafiam as possibilidades e limitações da visão, evocando sentimentos de admiração e pavor com a sua aparência profunda e amortecida.

Representando o Reino Unido na 44ª Bienal de Veneza em 1990, Kapoor foi homenageado com o Duemila Prize. Ele também ganhou o Turner Prize em 1991 e continua a receber vários prêmios e elogios internacionais por suas contribuições ao mundo da arte.

Share.

Leave A Reply