Além de Barbara Kruger e Judy Chicago, a artista Lauren Halsey também apresentará um novo trabalho no espaço Kensington Gardens
Um grupo de importantes artistas norte-americanas – Barbara Kruger, Judy Chicago e Lauren Halsey – fará exposições individuais no próximo ano nas Serpentine Galleries, em Londres, como parte de um programa que apresenta profissionais “de todas as gerações que continuam a definir a agenda política”, segundo comunicado da instituição.
Kruger, nascida em Nova Jersey, começou a desenvolver suas ousadas colagens de fotos e textos, sua marca registrada, em 1977, confrontando o espectador com máximas provocativas como “My beliefs are short and sweet”. Na exposição em Serpentine South (1 de fevereiro a 17 de março de 2024), a artista apresentará obras importantes como Untitled (I shop, I am), 1987/2019 e Untitled (Your body is a battleground), 1989/2019.
- Quem são os 300 artistas mais pesquisados em 2022?
- Barbara Kruger e Mark Bradford estão na lista dos mais influentes na ‘TIME 100’ de 2021
- The Milk of Dreams: inspirando artistas mulheres na Bienal de Veneza 2022
A mostra da Serpentine é uma nova versão de uma exposição vista anteriormente no Museu de Arte do Condado de Los Angeles e no Museu de Arte Moderna de Nova York. Kruger, abençoada por excelentes capacidades de design gráfico e um sentido de humor irónico, fez algumas colagens na década de 1980 que anteciparam os memes da atualidade, como uma forma dominante da cultura contemporânea, e entendeu que se tornaria viral antes da invenção do termo.
Enquanto isso, a exposição Judy Chicago: Revelations (Serpentine North; 22 de maio a 1º de setembro de 2024) focará nos desenhos da artista. Reunindo “obras de arquivo e inéditas, estudos preparatórios, cadernos e cadernos de desenho que revelam o seu processo de trabalho… a exposição apresentará as formas como os desenhos funcionam como forma de expressar os pensamentos mais íntimos de Chicago”.
A primeira apresentação individual de Chicago numa instituição de Londres segue-se à sua primeira mostra abrangente em Nova Iorque, no New Museum (12 de outubro a 14 de janeiro de 2024), que explora seis décadas de prática da artista feminista em três andares.
A estrela em ascensão Lauren Halsey – cujo trabalho combina influências da diáspora africana, música funk e escultura em relevo egípcio – exibirá uma nova instalação no Serpentine South (4 de outubro a 5 de janeiro de 2025). No início deste ano, ela inaugurou um templo faraônico no telhado do Metropolitan Museum, em Nova York.