Tate Modern lança comissão para arte experimental monumental

0

Infinities Commission é a nova iniciativa anual destinada a apoiar a arte experimental monumental de artistas de todo o mundo, lançada pelo Tate Modern

Intitulada “Infinities Commission”, a iniciativa tem como objetivo homenagear artistas “que trabalham de maneiras altamente inventivas, cruzando livremente várias disciplinas para criar projetos especulativos, disruptivos ou imersivos que estão fora das categorias artísticas convencionais”, como afirmou Catherine Wood, diretora de programas do Tate Modern, em um comunicado. “A Infinities Commission vai abrigar esse tipo de trabalho inovador no Tate Modern e permitirá a um público mais amplo vivenciá-lo.”

O Tate Modern já promove outra série importante de comissões que apresentam obras inéditas de grande porte em seu Turbine Hall. As comissões do Turbine Hall são acompanhadas de perto e as comissões de Infinities provavelmente também serão.

Em 2021, o Turbine Hall foi transformado por Anicka Yi em um aquário gigante e hipnotizante, com criaturas marinhas translúcidas vagando pela Tate Modern

Em 2021, o Turbine Hall foi transformado por Anicka Yi em um aquário gigante e hipnotizante, com criaturas marinhas translúcidas vagando pela Tate Modern

O prêmio será concedido a um artista por um painel de especialistas. O artista selecionado criará uma nova obra monumental que estreará nos Tanks – os espaços dedicados a performance, cinema e instalações do museu – na primavera seguinte. Além disso, outros três artistas serão selecionados pelo painel para receber £10.000 (aproximadamente US$ 12.215) para a pesquisa e desenvolvimento de seus trabalhos. Todos os beneficiários discutirão sua prática em um evento público.

O painel de seleção inaugural inclui o músico e artista Brian Eno, a crítica e curadora Oulimata Gueye, a artista Anne Imhof, o diretor artístico do Haus der Kunst de Munique, Andrea Lissoni, e o diretor executivo e curador-chefe do The Kitchen de Nova York, Legacy Russell.

Wood presidirá o painel e a comissão terá a curadoria de Rosalie Doubal, uma curadora sênior de arte internacional do Tate Modern com foco em performance.

O painel selecionará o primeiro artista a ser comissionado no verão de 2024. A primeira comissão estará em exibição gratuitamente para o público em 2025, coincidindo com o evento anual.

Share.

Leave A Reply