“Sean Scully: LA Deep” abrange traça ressonâncias formais e conceituais entre as primeiras e as mais recentes pinturas em grade do artista
Uma seleção com obras novas e antigas de Sean Scully vai ocupar o espaço recém-inaugurado da Lisson em Los Angeles. Celebrando o desenvolvimento de sua prática ao longo de cinco décadas, esta exposição abrange toda uma era, que traça ressonâncias formais e conceituais entre as primeiras pinturas em grade de Scully, exibidas pela primeira vez em Santa Monica em 1975, até obras igualmente inovadoras e em grande escala de 2023.
Série Supergrid
A série Supergrid surgiu quando Scully ainda era estudante em Londres e Newcastle, no Reino Unido, durante a década de 1960, progredindo em direção a uma linguagem sofisticada de listras entrelaçadas e sobrepostas pintadas entre os limites.
- Exposição de Sean Scully está prestes a se tornar a mais bem sucedida de Houghton Hall
- Quem são os artistas mais lucrativos do ano, até agora?
- Art Basel Miami Beach 2023 revela lista de participantes, destacando a América Latina e a diáspora caribenha
Influenciado por seu tutor Ian Stephenson, Scully começou a trabalhar em suas próprias composições complexas, que se recusavam a se revelar completamente à primeira vista, permitindo apenas vislumbres de sua estrutura e necessitando de tempos de visualização prolongados. Em proezas épicas de trabalho e engenharia pictórica, Scully construiu dezenas de linhas horizontais e verticais, apenas para intensificar este grid com multiplicações de camadas de diagonais entrecruzadas, criando painéis expansivos que excediam até mesmo a sua altura e extensão corporal.
Ver essa foto no Instagram
Scully nasceu em Dublin em 1945, cresceu em Londres e mudou-se para os EUA em definitivo no ano de 1975, estabelecendo-se em Nova York após uma longa viagem pelo país. Desde então, ele voltou várias vezes para expor na Califórnia, com suas próprias lembranças escritas e fotografias dessas visitas formativas incluídas em um catálogo que acompanha esta exposição, apresentando também textos dos críticos de arte Peter Frank e Donald Kuspit.
A exposição Sean Scully: LA Deep vai até 4 de novembro de 2023 na Lisson Gallery Los Angeles.