Seguindo os passos da megagaleria Gagosian, a Hauser & Wirth chega a Basel e ultrapassa 20 espaços expositivos espalhados por seis países
Basel, cidade suíça onde acontece a principal feira do mundo, Art Basel, será o novo endereço da Hauser & Wirth. A megagaleria assumirá a locação do espaço da Galerie Knoell, no centro da cidade, e contratará seu fundador, Carlo Knoell, como diretor sênior.
Knoell, filho do estimado enquadrador Thomas Knoell, residente em Basel, iniciou sua galeria em 2011. Ela se concentra principalmente no mercado secundário de arte do século 20 e lida com trabalhos de vários espólios de artistas da Suíça e de países vizinhos, incluindo os de Méret Oppenheim e Verena Loewensberg. A Hauser & Wirth representa os espólios de vários artistas cujos trabalhos são vendidos ou exibidos pela Knoell, incluindo Max Bill, Sophie Taeuber-Arp e Georges Vantongerloo.
- Megagaleria Pace abrirá um novo posto avançado em Tóquio
- Hauser & Wirth abrirá seu terceiro espaço em Nova York
- Sotheby’s nomeia Wendy Lin como sua nova presidente na Ásia para liderar expansão da casa
Com o seu espaço principal agora sob a égide da Hauser & Wirth, a Galerie Knoell AG cessará a sua atividade de exposições e feiras, mas “continuará a gerir o seu próprio inventário e as propriedades e coleções que lhe foram confiadas”, afirma Knoell, além de manter o seu segundo espaço na cidade, em outro endereço.
Knoell liderará a nova galeria da Hauser & Wirth em Basel, com “atividades de exposição e negócios” sob sua direção, diz ele. Um porta-voz da Hauser & Wirth disse que ela não adquiriu a Galerie Knoell, assim como não está assumindo a representação de artistas ou espólios com os quais Carlo Knoell trabalha em sua galeria.
“Carlo traz novas perspectivas para a nossa atividade no mercado secundário – uma parte essencial da atividade da nossa galeria há mais de 30 anos”, diz James Koch, sócio e diretor executivo da Hauser & Wirth.
A medida permite à Hauser & Wirth reforçar não só a sua presença existente no mercado secundário, mas também os seus laços com Basel. Embora a galeria mantenha seis locais em toda a Suíça (quatro em Zurique, um em Gstaad e um em St Moritz) e participe há muito tempo na Art Basel, este será seu primeiro local permanente na cidade. Até agora, a única megagaleria a manter presença permanente em Basileia foi a Gagosian, que abriu um espaço lá em 2019.