Exposição de Sean Scully está prestes a se tornar a mais bem sucedida de Houghton Hall

0

A sete semanas de seu encerramento, Smaller Than The Sky, de Sean Scully, deve ser a mostra de maior sucesso desde a fundação do programa expositivo da instituição

Considerado um dos artistas mais célebres do mundo, a grande exposição individual de Sean Scully apresenta toda a gama de esculturas do artista, ocupando os jardins e interiores históricos do Houghton Hall em Norfolk. No Salão e Galeria Contemporânea, o artista expõe ainda um conjunto significativo de pinturas e trabalhos sobre papel.

“As esculturas, pinturas e desenhos de Sean Scully estão em perfeita harmonia com a arquitetura e a paisagem de Houghton. Tenho admirado o trabalho de Sean há muito tempo e é extremamente gratificante que tantos visitantes do exterior, bem como do Reino Unido, tenham viajado para Norfolk para a exposição. Estou ansioso para ver as esculturas na mudança da estação, antes de fecharmos em 29 de outubro” disse Lord Cholmondeley, proprietário do Houghton Hall.

Obra de Sean Scully nos jardins do palácio

Houghton Hall, construída na década de 1720 para o primeiro primeiro-ministro britânico, Sir Robert Walpole, recebe agora as esculturas de Sean Scully em uma ampla variedade de materiais localizadas tanto no palácio quanto ao redor dos extensos jardins.

As novas obras da exposição incluem pilhas de arenito, madeira, vidro e mármore. As esculturas variam em escala, desde pequenas maquetes até estruturas monumentais em aço, como Crate of Air, e a nova escultura Wall of Light, construída a partir de calcário de origem local. A exposição é uma vitrine das esculturas ao ar livre de Scully em diálogo com obras de outras mídias.

Obra de Sean Scully no interior do palácio

A exposição também inclui uma seleção de pinturas e trabalhos em papel feitos ao longo dos últimos anos, mas com referências importantes a trabalhos anteriores da carreira de Scully. Smaller Than The Sky é a edição mais recente da célebre série de exposições contemporâneas do Houghton Hall, que já apresentou James Turrell (2015), Richard Long (2017), Damien Hirst (2018), Henry Moore (2019), Anish Kapoor (2020), Tony Cragg (2021) e Chris Levine (2021).

“A Inglaterra, como vemos nas fabulosas pinturas de Constable, é um país muito pautado pelo céu. As pessoas falam sobre o céu o tempo todo. Eles falam sobre o tempo, ou sobre as nuvens, sobre a chuva. Então, é uma fonte de inspiração. Quando você coloca esculturas do lado de fora, você tem consciência de que o céu as ilumina e condiciona sua aparência. Tudo o que você coloca lá é sempre humilhado pela grandeza do céu”
Sean Scully

A exposição é organizada pela Houghton Arts Foundation com o apoio da Lisson Gallery e da galeria Thaddaeus Ropac e com a assistência fundamental do artista e seu estúdio. Um catálogo totalmente ilustrado inclui um texto de Sean Rainbird.

A Houghton Arts Foundation continua a construir uma coleção de arte contemporânea no Houghton Hall, incluindo uma série de encomendas de obras site-specific. Com ligações a faculdades e instituições públicas em toda a região, o objetivo da Fundação é que o Houghton Hall se torne um foco para aqueles que desejam ver a grande arte do nosso tempo num cenário histórico.

Smaller Than The Sky, de Sean Scully, ocupa a Houghton Hall até 29 de outubro de 2023.

 

Share.

Leave A Reply