O mundo encantador da artista icônica chega ao Instituto Inhotim através de duas instalações
O Instituto Inhotim de Brumadinho, inaugurou recentemente a Galeria Yayoi Kusama, que abriga duas de suas instalações. Uma delas, é Aftermath of Obliteration of Eternity (2009), uma Infinity Mirror Room em madeira, metal e vidro. Uma vez lá dentro, os espectadores veem seus reflexos se multiplicarem em meio a um caleidoscópio de luzes.
Uma versão dessa instalação está em exibição no Museu de Belas Artes de Houston, no Texas, onde há relatos de longas filas para ver a instalação. O Instituto Inhotim, do colecionador Bernardo Paz, adquiriu a peça no ano em que foi feita.
- Conjunto de obras de Yayoi Kusama vendidas por US$ 23 milhões em único leilão
- Inhotim anuncia nova equipe de gestão, incluindo a curadora Julieta González
- Cildo Meireles receberá maior prêmio de arte da Europa
Outra obra de Kusama, adquirida pelo Inhotim em 2008, também será exibida. Trata-se de I’m Here, But Nothing (2000), instalação que apresenta peças de mobiliário dispostas em torno de uma sala projetada em luz negra, revelando pontos luminosos que agregam ao encantamento do espaço.
Allan Schwartzman, diretor fundador do Inhotim, expressou sua empolgação, afirmando que a inauguração da Galeria Yayoi Kusama, a 20ª galeria permanente do museu, cumpre uma ambição artística central no instituto, celebrando o trabalho visionário de uma das artistas mais conceituadas de nosso tempo.
Os visitantes da Galeria Yayoi Kusama também terão a oportunidade de mergulhar em “Narcissus Garden” (1966/2009), uma instalação composta por esferas flutuantes de prata, aumentando ainda mais a maravilha da arte de Kusama.