Hermitage Amsterdam repagina seu nome e agora é Museu H’ART

0

A instituição estabelece ainda parceria com três grandes museus internacionais para apresentar exposições

O museu Hermitage Amsterdam, que já teve acesso aos três milhões de artefatos do State Hermitage Museum em São Petersburgo, rompeu todos os vínculos com a Rússia quando o país invadiu a Ucrânia – e agora anunciou um novo nome e uma nova direção.

A partir de setembro, o museu no rio Amstel será conhecido como H’ART e funcionará em parceria com o British Museum, o Centre Pompidou em Paris e o Smithsonian American Art Museum – com acesso a coleções de mais de 160 milhões de objetos.

“Nosso programa será atraente e temático, desde grandes exposições de arte até apresentações intimistas de obras de artistas contemporâneos”, disse Annabelle Birnie, diretora do Hermitage Amsterdam, em entrevista coletiva na segunda-feira.

O museu programou uma grande exposição de Kandinsky com o Centre Pompidou em meados de 2024, uma mostra do British Museum intitulada Feminine Power em 2026 e já tem uma videoinstalação do Smithsonian American Art Museum, chamada Clubbing, de Martine Gutierrez, em exibição em uma sala dedicada.

Outro destaque será uma mostra de Rembrandts da The Leiden Collection, uma coleção de arte privada, durante o aniversário de 750 anos de Amsterdã, que será comemorado em 2025. Thomas S. Kaplan, filantropo e colecionador de arte, está emprestando obras desta coleção para a mostra atual no Hermitage Amsterdam, Rembrandt & His Contemporaries.

Como um museu independente, o Hermitage Amsterdam sofreu durante a pandemia – quando não se qualificou para o apoio do governo – e iniciou sua própria campanha de arrecadação de fundos. Birnie reconheceu que desde o rompimento com a Rússia, apesar de outros museus emprestarem obras e do museu de Amsterdã se mudar para uma nova ala, tem sido um momento desafiador.

“Estamos abrindo as janelas do mundo… para mostrar que a arte conecta”, disse ela. “Nós olhamos além das fronteiras em colaborações com museus mundialmente famosos para apresentar aos nossos visitantes a mais bela arte de todas as épocas que abre nossos olhos com seus temas e histórias, toca nossos corações e nos mostra nosso mundo de ontem, hoje e amanhã. Buscamos o diálogo”.

Share.

Leave A Reply