Coincidindo com a 60ª Bienal de Veneza, a mostra será exibida na Gallerie dell’Accademia
Uma grande exposição explorando a paixão de Willem de Kooning pela Itália será inaugurada no próximo ano em Veneza, coincidindo com a Bienal de 2024. A mostra, organizada em parceria com a fundação Willem de Kooning, com sede em Nova York, será exibida na Gallerie dell’Accademia entre 16 de abril e 15 de setembro de 2024.
De acordo com um comunicado da instituição, a exposição será a primeira a explorar o impacto das duas visitas do artista à Itália, em 1959 e 1969, em seu trabalho. “A arte que ele criou na Itália e a influência da Itália em suas pinturas, desenhos e esculturas subsequentes na América nunca foram completamente exploradas”, acrescenta o comunicado.
Este impacto é examinado em obras que datam do final dos anos 1950 até os anos 1980. Os curadores da exposição são Gary Garrels, que se desligou do Museu de Arte Moderna de São Francisco em 2020, e Mario Codognato, diretor da Fundação Anish Kapoor.
Segundo o site da fundação Willem de Kooning, o artista esteve em Roma em 1959, no estúdio de Afro Basaldella, e “pintou obras experimentais em preto e branco sobre papel conhecidas como Romes” e “Met Alberto Burri and Cy Twombly”. Em 1969, ele “viajou para Spoleto e Roma. Em Roma, modelou suas primeiras 13 esculturas em argila na fundição do escultor e amigo Herzl Emanuel, que as fundiu e editou em bronze.”
- Artprice publica seu 26º relatório anual com balanço do mercado de arte em 2022
- Quem são os 300 artistas mais pesquisados em 2022?
- Retrospectiva de Georg Baselitz será a primeira exposição de um artista vivo na Gallerie dell’Accademia
Exposições importantes anteriores de De Kooning incluem uma retrospectiva itinerante apresentada na National Gallery of Art, Washington DC, The Metropolitan Museum of Art em Nova York e na Tate Gallery em Londres de 1994 a 1995.
O recorde de leilão alcançado por De Kooning é de US$ 68,9 milhões (com taxas) pago pela obra Woman as Landscape (c. 1954) na Christie’s New York em 2018. No ano passado, a obra Untitled (c. 1979) alcançou US$ 34,8 milhões na Sotheby’s New York. O artista holandês-americano, intimamente associado ao expressionismo abstrato, morreu em 1997.
Em 2022, durante a última Bienal de Veneza, quem ocupou a Gallerie dell’Accademia foi a retrospectiva de Anish Kapoor, que explorou momentos-chave de sua carreira, incluindo trabalhos inédito criados com nanotecnologia de carbono.