A demolição da casa havia sido aprovada desde o ano passado – mas nenhum dos responsáveis pela empreitada perceberam que se tratava de um mural de Banksy
Uma casa em ruínas com 500 anos de idade, com um mural de Banksy na lateral, foi demolida na cidade litorânea de Herne Bay, em Kent, Inglaterra, na terça-feira, de acordo com um post da conta do artista no Instagram publicado no dia seguinte.
- Banksy revela sete novas obras em prédios bombardeados na Ucrânia
- Bienal de Veneza bate recorde de público com 800 mil visitantes
- Top 10 das obras mais caras vendidas em leilão em 2022
O mural Morning is Broken mostrava um menino, com um gato ao seu lado, abrindo cortinas de ferro corrugado. O local da Blacksole Farmhouse é de propriedade da empresa de desenvolvimento imobiliário Kitewood, que planeja construir 67 casas em seu lugar.
Ver essa foto no Instagram
Embora a demolição da casa da fazenda, construída por volta de 1529, tenha sido aprovada no final do ano passado, ninguém percebeu a importância do mural. “Não tínhamos ideia de que era um Banksy. Senti-me mal ao perceber que era um Banksy – ficamos arrasados”, disse o empreiteiro George Caudwell ao KentOnline. “Começamos a demolição ontem. O fazendeiro nos viu fazer isso e também não sabia”.
Banksy não legendou sua postagem, mas a terceira imagem na apresentação de slides, mostrando a destruição da casa da fazenda, foi sobreposta com o texto que dizia: “Morning is broken”.
No mês passado, outra obra de Banksy em Margate também foi destruída. A artista abordou o tema da violência doméstica contra as mulheres em uma peça intitulada “Valentine’s Day Mascara”, retratando uma dona de casa dos anos 1950 com um dente faltando e um olho roxo enquanto embala um corpo masculino em freezer – real – que havia sido descartado ali.