A 36ª edição da feira abre este mês, apresentando desde tesouros da antiguidade clássica até destaques do design contemporâneo
A TEFAF Maastricht retorna este mês, entre os dias 11 a 19, com 270 revendedores de 20 países, apresentando algumas das melhores obras de arte, antiguidades e design do mercado, desde a antiguidade clássica até o século XXI. Desde a sua fundação em 1988, a TEFAF Maastricht manteve sua reputação como uma das principais feiras de arte do mundo por meio de um rigoroso processo de seleção e dedicação em apresentar arte da mais alta qualidade – em períodos e suportes – tudo em um só lugar.
A 36ª edição da feira será dirigida por Bart Drenth, nomeado diretor administrativo global após seu mandato como diretor interino. O presidente do Conselho Executivo da TEFAF, Hidde van Seggelen, disse sobre a nomeação: “Sob a liderança de Drenth, a TEFAF está bem posicionada para continuar a fortalecer sua posição como um dos principais eventos de arte do mundo”.
- Art Basel revela as galerias participantes de sua principal feira, na Suíça
- SP-Arte anuncia expositores e confirma segunda edição da feira Rotas Brasileiras
- O mercado de arte em 2022: feiras de arte, leilões de um único proprietário e dúvidas sobre os NFTs
Outra novidade para a próxima edição é a expansão do Showcase, setor criado em 2008 e dedicado a promover revendedores jovens e emergentes. “Como fundação, a TEFAF sempre considerou o desenvolvimento de revendedores emergentes e jovens como o centro de sua missão. Este ano, expandimos esse apoio e orientação, refletido no aumento do número de revendedores que participam do TEFAF Showcase”, disse o chefe de feiras Will Korner. O TEFAF Showcase terá um novo local independente dentro da feira e apresentará 10 galerias, quatro a mais do que na edição passada.
Como era de se esperar, a TEFAF Maastricht apresentará uma incrível variedade de arte e antiguidades para os espectadores explorarem. Os seguidores do design contemporâneo podem ver o trabalho da recente coleção “Assemblage 7: Lost and Found” de Faye Toodgood, enquanto os admiradores de móveis históricos se deliciarão com exemplos como a cômoda “de vernis a palmes riches” de Antoine Robert Gaudreaus (ca. 1733–35). Pioneiros da arte do século XX também estarão representados, com obras de Fernand Léger, Jean Tinguely e Alexander Calder, só para citar alguns, em exposição. E, é claro, haverá exibições exuberantes de joias importantes, como por exemplo o Heritage Necklace and Clip Pendant de Van Cleef e Arpels.
Complementando a variedade de estandes em exibição, a TEFAF Maastricht também oferecerá novamente uma ampla gama de programação dinâmica para os visitantes. O TEFAF Talks apresentará uma série de painéis de discussão instigantes que abordam algumas das questões mais prevalentes do mundo da arte. Ambos centrados nos destaques da feira, o TEFAF Meet the Experts oferecerá conversas interativas com expositores proeminentes, e o TEFAF Tours é guiado por especialistas do setor, permitindo que os visitantes aprendam mais a fundo sobre as categorias de coleta e modos e movimentos importantes.