Marian Goodman e Alexander Gray estão de mudança para o mesqu quarteirão em Tribeca
A Marian Goodman Gallery será inaugurada em Tribeca no próximo ano, depois de passar quase cinco décadas no centro de Manhattan, tornando-se a mais recente de dezenas de galerias a se dirigir do centro da cidade para o bairro da moda.
A galeria, que representa artistas como Nan Goldin e William Kentridge, anunciou que assumirá o histórico Grosvenor Building, um antigo armazém de cinco andares. Um porta-voz disse que o novo espaço terá 2800m² em dois andares de galerias abertas, além de salas de exibição, escritórios, depósito, biblioteca e arquivo. O prédio passará por uma reforma antes inauguração da galeria, prevista para meados de 2023.
“Há muito tempo consideramos uma possível mudança ”, disse o presidente da galeria, Philipp Kaiser, em um comunicado. “A oportunidade de se mudar para este edifício histórico em Tribeca, com sua flexibilidade de espaço, sua luz e envolvimento com a vida da cidade, foi um fator crítico… no avanço do perfil e da presença global da galeria.”
A Marian Goodman Gallery continuará operando fora de sua localização na 57th Street até meados de 2024, disse a galeria.
- Escultura de Anish Kapoor finalmente é exibida em Nova York
- TEFAF Nova York apresenta sua lista de expositores
- A invasão das grandes galerias aos Hamptons em 2020 é para sempre?
O anúncio da mudança de Marian Goodman ocorreu apenas dois dias depois que a antiga galeria de Chelsea, Alexander Gray Associates, anunciou que se mudaria para o mesmo quarteirão de Tribeca, do outro lado da rua. A Alexander Gray Associates, que passou 17 anos em Chelsea, espera se mudar para a 384 Broadway no início do próximo ano.
A Marian Goodman Gallery e a Alexander Gray Associates se juntarão a um punhado de outras galerias no mesmo quarteirão da Broadway, incluindo Andrew Kreps, PPOW, JTT, HB381 e o posto avançado de Pace no centro de 125 Newbury. As galerias de Nova York se aglomeram em Tribeca – abreviação de “Triangle Below Canal Street” – desde o final dos anos 2010, em busca de espaços comerciais acessíveis. A tendência acelerou após o início do Covid-19, quando os revendedores aproveitaram os negócios imobiliários pandêmicos.
No ano passado, Timothy Taylor anunciou que mudaria seu posto avançado de Nova York de Chelsea para Tribeca em 2023. Outros recém-chegados incluem David Zwirner, The Hole e James Cohan.