Alto nível da ARCOmadrid 2023 seduz colecionadores e profissionais

0

Feira reuniu mais de 200 galerias e atraiu um público de 95 mil visitantes. A galeria paulistana HOA foi uma das premiadas destes edição.

A ARCOmadrid 2023 encerrou sua 42ª edição com um balanço positivo e um forte ritmo comercial. A qualidade e relevância das galerias e programas de arte deste ano atraíram colecionadores nacionais e internacionais de qualidade. Na feira deste ano transpareceu um clima de otimismo que consolidou a confiança do mercado, traduzindo-se em vendas e aquisições por parte de colecionadores e de diversas instituições públicas que têm incorporado novas peças em suas coleções.

Estima-se que mais de 95.000 visitantes percorreram a feira, circulando entre estandes de 211 galerias de 36 países. Após os primeiros dias dedicados exclusivamente aos profissionais, a ARCOmadrid registrou importantes aquisições institucionais e corporativas, incluindo as da Fundación ARCO; Museu Reina Sofia; Comunidade de Madrid; Ayuntamiento de Madrid; Fundação Aldo Rubino para o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires MACBA; TBA21; Thyssen-Bornemisza Arte Contemporânea; Fundação María Cristina Masaveu Peterson; Fundação Helga de Alvear; Fundación María José Jove e DKV Seguros, entre outros.

Prêmios na ARCOmadrid

Instituições e empresas nacionais e internacionais compartilham seu apoio e reconhecimento à arte na ARCOmadrid por meio dos prêmios.

A galeria portuguesa Monitor, com obras de Lucia Cantò e Elisa Montessori, foi a vencedora do Prêmio Lexus para o Melhor Estande no ARCOmadrid 2023.

A galeria HOA, de São Paulo, conquistou o IX Prêmio Opening by Allianz em reconhecimento aos artistas Laís Amaral e Ayrson Heráclito. Já a galeria romena Zina e a THE LIMINAL, de Valência, receberam uma menção especial do júri.

Cervezas Alhambra celebrou a sétima edição do Prêmio Cervezas Alhambra de Arte Emergente distinguindo o artista Alberto Odériz por sua obra Si se pareciera a algo, ya no sería el todo, selecionada por um júri internacional de especialistas entre os finalistas propostos.

Ainda este ano, a illycaffè apoiou jovens artistas emergentes presentes na ARCOmadrid com o XVI prêmio illySustainArt, concedido nesta ocasião à artista de Jerez, Cristina Mejías, representada pelas galerias Alarcón Criado e Rodríguez Gallery.

Em sua XVI edição, o Prêmio ARCO-BEEP de Arte Eletrônica foi para Evru/Zush – Galería Senda, e Peter Weibel Beckers + Kornfeld, que serão incorporados ao .NewArt {collection;}, anteriormente conhecida como Beep Collection.

O artista brasileiro Zé Carlos García, da galeria Pasto de Buenos Aires, foi o vencedor do I Prêmio Six Senses Ibiza de Arte Sustentável, juntando-se pela primeira vez à ARCOmadrid este ano.

A Colección SOLO concedeu o Prêmio Aquisição à obra ‘La liberación del mito’, de Sandra Vásquez de la Horra, da Galería Senda.

Nesta edição, o Prêmio Catalina d´Anglade foi para a obra de Ester Partegàs – Nogueras Blanchard-, a ser incorporada à coleção.

Share.

Leave A Reply