O prêmio celebra o trabalho de artistas que contribuam profundamente em seus segmentos e influenciam sua própria geração – e as subsequentes
A Whitechapel Gallery anunciou que Jenny Holzer é a décima artista a receber seu prestigioso prêmio anual Art Icon. O prêmio será entregue no dia 19 de janeiro de 2023.
Um leilão online de obras de arte doadas por importantes artistas contemporâneos também acontecerá, organizado pela Phillips Auction House. Todos os fundos arrecadados ajudarão a apoiar o programa da Whitechapel Gallery, em particular seu trabalho com milhares de crianças e jovens a cada ano.
- Vídeo: Louise Bourgeois x Jenny Holzer Projections / Kunstmuseum Basel
- Turner Prize anuncia lista de indicados ao prêmio de 2022
- Anonymous Was a Woman anuncia US$ 375.000 em prêmios
- Ai Weiwei é um dos agraciados pelo Praemium Imperiale
Jenny Holzer (n. 1950) é uma artista conceitual e de instalação cujo trabalho desenvolve texto em espaços públicos em uma variedade de mídias, incluindo sinais eletrônicos, pedra esculpida, pinturas, outdoors e gravuras. Holzer convida ao debate público e ilumina a justiça social e política.
Celebrada por seu uso inimitável da linguagem, Holzer cria uma poderosa tensão entre os domínios do sentimento e do conhecimento, com uma prática que engloba experiências individuais e coletivas de poder, violência, alegria, idealismo, corrupção, vulnerabilidade e ternura.
“Estamos muito satisfeitos que Jenny Holzer será o ícone de arte da Whitechapel Gallery em 2023, em reconhecimento à sua prática inovadora como artista que abordou consistentemente questões de justiça social com elegância e humor ao longo de sua carreira de décadas.” – Gilane Tawadros, diretora da Whitechappel Gallery.
Por mais de um século, a Galeria Whitechapel impulsionou artistas, desde mestres modernos como Pablo Picasso, Jackson Pollock, Mark Rothko, Frida Kahlo e Hannah Höch até artistas contemporâneos como Zarina Bhimji, Sophie Calle, William Kentridge e Michael Rakowitz. Seu campus histórico abriga exposições, comissões de artistas, exibições de coleções, arquivos históricos, recursos educacionais, cursos de arte inspiradores, palestras e exibições de filmes, a sala de jantar Townsend e a Livraria Koenig.
O Whitechapel Gallery Art Icon Award foi criado em 2014 e celebra o trabalho de um artista que fez uma contribuição profunda para um meio específico, influenciando suas próprias gerações de artistas e as subsequentes. Os destinatários anteriores do ícone de arte da Galeria Whitechapel são: Sir Howard Hodgkin (2014), Richard Long (2015) Joan Jonas (2016), Peter Doig (2017), Mona Hatoum (2018), Rachel Whiteread (2019), Francis Alÿs (2020) ), Yinka Shonibare CBE RA (2021) e Tracey Emin (2022).