A organização escolheu o grupo mais diversificado de vencedoras até hoje para o programa de bolsas para artistas
Com sede em Nova York, a Anonymous Was a Woman (AWAW) nomeou quinze ganhadores de seus prêmios de 2022. Os prêmios, doações irrestritas de US$ 25.000 cada, são concedidos a artistas que se identificam como mulheres, com mais de quarenta anos, que fizeram contribuições cruciais em seus respectivos campos e que continuam a fazer um trabalho importante.
É importante notar que as contribuições feitas à AWAW por dois apoiadores anônimos e o Meraki Artist Award, com sede em Boston, permitiram que a organização este ano expandisse o campo de vencedores dos típicos dez premiados anuais para quinze. A AWAW foi fundada em 1996 pela artista Susan Unterberg, que serviu como única fonte de financiamento da Anonymous antes de se revelar como fundadora da organização em 2018.
- Exposição do Prêmio Turner 2022 na Tate Liverpool é notavelmente coesa
- Anonymous Was A Woman anuncia lista de ecoartistas premiadas
- Turner Prize anuncia lista de indicados ao prêmio de 2022
As destinatárias dos prêmios deste ano variam de 40 a 86 anos e trabalham em várias mídias, incluindo pintura, instalação, performance, fotografia, filme/vídeo e novas mídias. Entre as premiadas estão Syd Carpenter, escultora focada em fazendas e jardins afro-americanos; a abstracionista Mary Lovelace O’Neal; e Jaune Quick-to-See Smith, que investiga a vida dos nativos americanos no contexto do consumismo americano via sátira.
De acordo com a instituição, esse grupo é o mais diversificado de beneficiárias em seus 26 anos de história. Há mais artistas fora da área de Nova York e da Califórnia do que o normal e, pela primeira vez, uma mulher trans recebeu uma bolsa. Trata-se de Dr. micha cardénas, cujo trabalho muitas vezes se concentra na relação entre gênero, raça e tecnologia.
“Tenho o prazer de parabenizar as premiadas deste ano – um grupo de artistas que representam uma infinidade de pontos de vista, origens e práticas formais”, disse Unterberg. “Pudemos homenagear cinco artistas adicionais este ano, graças à generosidade de três doadores – dois dos quais são anônimos. Quando iniciei o Anonymous Was a Woman, fiz isso para atender a uma necessidade que senti pessoalmente e observei entre meus colegas. Sinto-me encorajada por ter inspirado outras pessoas a se juntarem a nós no avanço de nossa missão – particularmente porque o apoio comercial e institucional para artistas que se identificam como mulheres continua sendo insuficiente – com estudos recentes revelando que apenas 11% da arte adquirida pelos principais museus do país são de mulheres, e que a venda de obras de arte femininas representa apenas 2% do mercado global de leilões”.
A lista completa das destinatárias do prêmio AWAW 2022 está abaixo:
- Dr. micha cárdenas, 45, Califórnia – Instalação/Escultura/AR
- Syd Carpenter, 69, Pensilvânia – Escultura
- Yreina D. Cervántez, 69, Califórnia – Pintura/Desenho, Murais
- Donna Conlon, 56, Panamá – Interdisciplinar
- Abigail DeVille, 41, Nova Jersey – Instalação/Escultura, Pintura, Cenografia
- Leslie Hewitt, 45, Nova York – Fotografia/Escultura
- Beatriz Santiago Muñoz, 50, Porto Rico – Filme/Vídeo (Imagem em Movimento)
- Mary Lovelace O’Neal, 80, Califórnia – Pintura/Mídia mista
- Jaune Quick-to-See Smith, 82, Novo México – Pintura/Gravura
- Wendy Red Star, 41, Oregon – Fotografia, Pintura/Desenho
- Mira Schor, 72, Nova York – Pintura
- Coreen Simpson, 80, Nova York – Fotografia/Design
- Ka-Man Tse, 41, Nova York – Fotografia/Vídeo
- Philemona Williamson, 70, Nova Jersey – Pintura
- Shirley Woodson, 86, Michigan – Pintura