Banksy revela sete novas obras em prédios bombardeados na Ucrânia

0

Entre os novos trabalhos está um mural de uma ginasta fazendo parada de mão em meio aos escombros de um prédio de apartamentos em Borodyanka

Em mais uma revelação surpreendente, Banksy usou seu Instagram para revelar um trabalho, desta vez sobre os restos abandonados de um prédio bombardeado na cidade de Borodyanka, na Ucrânia. O artista anônimo confirmou que visitou a região devastada pela guerra e completou um total de sete obras na região.

O primeiro trabalho feito em Borodyanka apresenta uma ginasta em uma elegante parada de mão nos escombros dos destroços.

Cerca de 48 km ao norte de Kyiv, Borodyanka foi ocupada pelas forças russas até ser libertada em abril. Durante esse período, foi bombardeado extensivamente, com ataques aéreos visando civis. O prédio em que a obra de arte foi gravada parece ter sido um antigo bloco de apartamentos.

Outro trabalho em Borodyanka mostra um menino derrotando um homem adulto no judô, uma arte marcial na qual o presidente russo Vladmir Putin é conhecido como faixa preta.

Um mural em Irpin, também perto de Kyiv, mostra uma ginasta dançando com uma fita. Esta cidade também foi particularmente atingida durante os estágios iniciais da invasão russa e desde então foi designada uma Cidade Herói da Ucrânia.

Em Kyiv, um grafite sobre uma pilha de blocos de concreto que originalmente tinha uma armadilha de metal para tanques de guerra colocada em sua frente, mostra duas crianças parecendo usar o dispositivo como uma gangorra. A armadilha foi removida, deixando uma das crianças como se pairando no ar.

Outra obra confirmada pelo artista aproveita o desenho de um pênis grafitado no muro, que foi transformado para parecer um míssil em um caminhão militar.

As obras de Banksy tendem a conter mensagens com motivação social ou política e vem surgindo há anos, espalhadas em cidades de todo o mundo. Em seus trabalhos na Ucrânia, o artista sugere quão gravemente as vidas dos cidadãos normais foram afetadas pela guerra através do uso de justaposições chocantes.

Em outra obra pintada na parede amarela de um prédio destruído e em desuso em Hostomel, perto do Aeroporto Antonov, uma figura feminina está de roupão e cabelo enrolado, usando uma máscara de gás e empunhando um extintor de incêndio. A área havia sido severamente bombardeada quando foi temporariamente capturada pelas forças russas.

Um mural na vila de Gorenka mostra um homem se lavando em uma banheira no local onde os aposentos de alguém foram destruídos pela guerra, um forte lembrete de quantas vidas foram arrancadas na Ucrânia.

Originalmente de Bristol, Banksy começou fazendo arte de rua em cidades do Reino Unido antes de se expandir internacionalmente. Anteriormente, ele não se esquivou de trabalhar em zonas de conflito, incluindo Gaza e Cisjordânia. Estas são suas primeiras obras públicas em mais de um ano.

Share.

Leave A Reply