Após mais de uma década liderando a Art Basel, Marc Spiegler passará o bastão para o novo CEO da feira internacional de arte em novembro
Apenas uma semana após o lançamento da primeira edição da Art Basel em Paris, a empresa líder em feiras de arte, que também realiza eventos na Suíça, Miami Beach e Hong Kong, anunciou uma grande mudança em sua liderança.
Marc Spiegler, que está na Art Basel há mais de 15 anos, deixará seu cargo de diretor global e será sucedido no recém-criado cargo de CEO por um veterano da Art Basel, Noah Horowitz. A notícia foi divulgada pela primeira vez pela Artnet News.
- O que foi vendido – e por quanto – na edição inaugural da Paris+ par Art Basel
- Art Basel Miami Beach planeja sua maior edição de todos os tempos, com 283 expositores
- O boom da arte ultracontemporânea desafia a crise econômica na Frieze London
Spiegler permanecerá até o final do ano, inclusive para a 20ª edição da Art Basel Miami Beach, programada para 29 de novembro a 3 de dezembro, enquanto Horowitz voltará à empresa em 7 de novembro.
Em 2007, Spiegler ingressou no MCH Group, empresa controladora da Art Basel, como co-diretor da feira, e foi nomeado diretor global em 2012. Durante seu mandato, ele organizou 43 feiras de arte, incluindo as primeiras edições em Hong Kong e Paris, lançadas em 2013 e 2022, respectivamente.
“Sob a liderança de Marc Spiegler, a Art Basel se tornou o que é hoje – uma das marcas mais prestigiadas e valiosas do mercado internacional de arte”, disse Andrea Zappia, presidente do conselho da MCH, em comunicado. “Nossos agradecimentos vão para Marc por seu grande compromisso pessoal, seu networking no mundo global da arte e seus notáveis sucessos no desenvolvimento da Art Basel.”
A saída de Spiegler ocorre quase dois anos depois que a empresa controladora da Art Basel, MCH Group, recebeu um investimento de US$ 80 milhões (resultando em 49% de participação) de James Murdoch e sua Lupa Systems, com Murdoch e outras duas pessoas da empresa ingressando no conselho da MCH.
“Estou deixando a Art Basel em alta”, disse Spiegler em comunicado, referindo-se ao lançamento deste mês da feira Art Basel na capital francesa, intitulada Paris +. “Liderar o próximo estágio da evolução da Art Basel levará muitos anos e um conjunto diferente de habilidades. Chegou a hora de passar o bastão. Felizmente, meu amigo Noah Horowitz – a pessoa perfeita para levar a Art Basel adiante – estará liderando esse desenvolvimento.”
Horowitz liderou a feira Art Basel Miami Beach como diretor da empresa nas Américas a partir de 2015; ele atuou anteriormente como diretor executivo do Armory Show em Nova York por quatro anos. Ele volta à Art Basel depois de ter saído há um ano para se juntar à Sotheby’s como chefe mundial de galerias e serviços de revendedores privados da casa de leilões.
“Estamos convencidos de que a visão de negócios de Noah, a experiência digital e os amplos relacionamentos com as galerias internacionais e a comunidade de colecionadores serão fundamentais para desenvolver ainda mais a Art Basel e cumprir os ambiciosos planos de crescimento da empresa em sua base e internacionalmente”, disse Zappia.
Acrescentou Florian Faber, CEO do MCH Group, “Noah é tido em alta estima na indústria, unindo uma compreensão profunda do mercado de arte e seus jogadores com uma paixão vitalícia pelas artes visuais, conhecimento de negócios e transformação digital. Juntamente com Noah, consolidaremos a posição da Art Basel como uma plataforma líder global para arte moderna e contemporânea e seguiremos em frente com nossas iniciativas inovadoras.”