A vencedora do Leão de Ouro na La Biennale di Venezia 2022, replicará a exposição na Turner Margate em fevereiro, antes de seguir para a Leeds Art Gallery em maio
“Feeling Her Way”, exposição que ganhou o prêmio de Melhor Participação Nacional na Bienal de Veneza, chegará ao Reino Unido em 2023. A instalação multimídia de Sonia Boyce permanece em Veneza até novembro.
- Sonia Boyce e Simone Leigh ganham Leões de Ouro na Bienal de Veneza
- Towner Eastbourne vai receber o Turner Prize 2023
- Mariane Ibrahim inaugura galeria em Paris com arte da diáspora africana
- Estátua de herói anticolonial ocupará o quarto pedestal da Trafalgar Square a partir de setembro
Encomendada pelo British Council para o British Pavilion, a obra combina vídeo, colagem, música e escultura para apresentar um corpo de trabalho que gira em torno da experimentação vocal de cinco musicistas negros. Apresenta as premiadas artistas intergeracionais Jacqui Dankworth, Poppy Ajudha, Sofia Jernberg, Tanita Tikaram e o compositor Errollyn Wallen, que foram reunidos por Boyce (no Abbey Road Studios em Londres e no Atlantis Studios em Estocolmo) para improvisar, interagir e brincar com suas vozes. As obras de vídeo coloridas ocupam o centro do palco entre os papéis de parede exclusivos de Boyce e as estruturas geométricas 3-D douradas, que trazem o público para o trabalho através de suas superfícies altamente reflexivas.
A comissão expande a Coleção Devocional de Boyce, construída ao longo de mais de 20 anos e abrangendo mais de três séculos, que homenageia a contribuição substancial de musicistas negras britânicas para a vida do público e da cultura transnacional.
Skinder Hundal, Diretor Global de Artes do British Council, falou sobre a próxima turnê: “A vitória de Sonia Boyce no Leão de Ouro na Bienal de Veneza foi um momento importante tanto para Sonia quanto para o Reino Unido, reconhecendo sua significativa contribuição e legado para as artes do Reino Unido. Estamos muito empolgados em trazer esta exposição premiada para Margate e Leeds, onde os visitantes podem esperar uma experiência imersiva que fala de esperança, alegria e liberdade”. Com o apoio do Art Fund, a exposição será exibida no Turner Contemporary, Margate, de 4 de fevereiro a 7 de maio de 2023.
Depois, a exposição segue para a Leeds Art Gallery de 25 de maio a 5 de novembro. Jane Bhoyroo, mantenedora principal da Leeds Art Gallery, disse: “A oportunidade de trazer esta instalação comovente e inspiradora para a cidade permitirá que nossos diversos públicos experimentem este grande trabalho de um dos artistas mais ilustres do Reino Unido”.