Feira Paris+ da Art Basel mostrará comissões ambiciosas nos principais marcos da cidade

0

O programa de arte pública Sites substituirá Hors les Murs – o evento de escultura ao ar livre organizado pela Fiac

Os organizadores da Paris+ par Art Basel – a tão esperada feira contemporânea que será inaugurada na capital francesa no próximo mês (20 a 23 de outubro) – revelaram detalhes do programa de arte pública que acompanha o evento, conhecido como Sites.

A edição inaugural inclui uma riqueza de encomendas ambiciosas, como a maior instalação feita até hoje pela artista polonesa Alicja Kwade. Au cours des Mondes (2022), localizado na Place Vendôme, compreende um conjunto de esferas, refletindo a simultaneidade de tempo e espaço; a vasta instalação tem curadoria de Jérôme Sans. Kwade é representada pela galeria Kamel Mennour em Paris. Enquanto isso, o artista israelense Omer Fast apresentará sua instalação Karla (2020) na Chapelle des Petits-Augustins des Beaux-Arts de Paris.

Sites preencherá a lacuna deixada pelo popular evento de escultura ao ar livre Hors les Murs, iniciado pela Fiac, a veterana feira francesa que perdeu seu espaço no início deste ano para o MCH Group, proprietário das feiras Art Basel. Um jornalista francês não identificado diz que Hors les Murs era uma “parte essencial da marca Fiac; será interessante ver como o Sites envolve o público além da feira.”

Omer Fast's Untitled M.B. (Ghost) (2020)

Omer Fast’s Untitled M.B. (Ghost) (2020)

Outra vertente importante de Sites é uma exposição, intitulada La Suite de l’Histoire, nos jardins do Jardin des Tuileries, parte do Musée du Louvre. “A exposição examina a história multifacetada do Jardin des Tuileries, incluindo suas dimensões políticas e públicas, através do trabalho de artistas cujas práticas muitas vezes subvertem e reimaginam o papel da arte na esfera pública”, dizem os organizadores em um comunicado.

Stijn Ank's The Phoenix (2022)

Stijn Ank’s The Phoenix (2022)

Annabelle Ténèze, diretora de Les Abattoirs, Musée – Frac Occitanie Toulouse e curadora da exposição, reúne mais de 20 obras, incluindo Phone User 4 (outdoor), obra de 2022 da artista alemã Judith Hopf e Guardians (2022) da artista dinamarquesa Nina Beier, representada pela galeria Croy Nielsen and Standard em Oslo, com sede em Viena. La Suite de l’Histoire também engloba um projeto solo do artista afro-americano Thaddeus Mosley no jardim paisagístico do Musée National Eugène-Delacroix.

Todas as obras expostas nos Sites estão à venda. “As inscrições para Sites no Jardin des Tuileries foram abertas a todas as galerias, independentemente de sua participação no Paris+ par Art Basel”, diz o comunicado.

Share.

Leave A Reply