Breslin foi o aclamado curador da Whitney Biennial deste ano
David Breslin, que atualmente é o curador do Whitney Museum, deve passar a comandar o departamento de Arte Moderna e Contemporânea do MET já nas próximas semanas. Ele preenche o cargo deixado vago por Sheena Wagstaff, que anunciou planos de deixar o museu no início deste ano, depois de quase uma década lá.
Wagstaff expandiu muito as ofertas de arte moderna e contemporânea do MET. Breslin provavelmente continuará seu projeto, já que o museu está mais perto do que nunca de realizar uma expansão há muito esperada para sua ala de arte moderna e contemporânea.
- Expo Chicago escolhe curadores da Americas Society e Macba para seções especiais da feira em 2023
- Art Basel contrata Vincenzo de Bellis, curador do Walker Art Center, como diretor
- Vídeo: Bienal de Veneza 2022, The Milk of Dreams / Arsenale
- Conheça os 63 artistas e coletivos participantes da edição de 2022 da Whitney Biennial
Essa ala foi avaliada em US$ 500 milhões, com US$ 125 milhões já fornecidos por Oscar Tang e Agnes Hsu-Tang em 2021, no maior presente monetário que o Met já recebeu. O projeto é de Frida Escobedo e vai adicionar 7500m² de galerias. O museu ainda está arrecadando fundos.
“A Tang Wing permitirá que o Met reimagine e apresente de forma única as histórias emaranhadas da arte moderna e contemporânea de todo o mundo”, disse Breslin em comunicado. “Além disso, através dos esforços combinados, dará clareza aos esforços singulares de cada artista apresentado – respeitando compromissos e posições únicas. O grande sucesso do Tang Wing estará na combinação de pedagogia e serendipidade, proporcionando conexões com o passado e o espaço para imaginar novos futuros”.
Breslin está no Whitney desde 2016 e tornou-se conhecido por duas exposições: uma retrospectiva de David Wojnarowicz de 2018 e a Whitney Biennial deste ano, onde foi curador ao lado de Adrienne Edwards. Inicialmente foi contratado como curador e diretor do acervo, foi posteriormente promovido a diretor de iniciativas curatoriais.
Antes de ingressar no Whitney, Breslin foi curador-chefe do Menil Drawing Institute em Houston, Texas, onde supervisionou um catálogo raisonné dos desenhos de Jasper Johns.
Em um comunicado, o diretor do Met, Max Hollein, chamou Breslin de “um líder comprovado e um colaborador entusiasmado com um histórico exemplar na construção de coleções”.