O artista venceu o prestigiado prêmio na categoria “escultura”, ao lado de nomes como SANAA, Wim Wenders e outros
O artista dissidente chinês Ai Weiwei ganhou o Prêmio Praemium Imperiale do Japão em 2022 na categoria Escultura, enquanto o escritório de arquitetura Sanaa, com sede em Tóquio, recebeu a honra na categoria Arquitetura. O prêmio internacional é concedido anualmente desde 1989 pela Japan Art Association, que está sob o patrocínio do príncipe Hitachi, e também abrange as áreas de pintura, teatro/cinema e música. Giulio Paolini, Wim Wenders e Krystian Zimmerman ganharam os prêmios nessas categorias. Cada destinatário da honra recebe ¥ 15 milhões (US$ 104.500).
Weiwei foi citado particularmente por seu projeto Remembering, de 2009, que homenageia as 5.000 crianças que morreram no terremoto de Sichuan em 2008, esmagadas dentro de escolas mal construídas.
A mostra coletiva “Freedom”, da qual o artista é o curador, será inaugurada no Southbank Centre, em Londres, em 27 de outubro. A mostra, que ocupará o espaço de exposição do Royal Festival Hall até 18 de dezembro, apresenta trabalhos feitos por pessoas encarceradas no Reino Unido, bem como por indivíduos em instalações de saúde mental do país, centros de deportação e instituições juvenis e pessoas fazendo serviço comunitário. O próprio Weiwei foi detido por acusações de fraude fiscal pelo governo chinês em 2011 e mantido por oitenta e um dias em uma prisão secreta.
- Sebastião Salgado é um dos vencedores do Praemium Imperiale 2021
- Turner Prize anuncia lista de indicados ao prêmio de 2022
- Katharina Fritsch e Cecilia Vicuña ganham o Leão de Ouro da Bienal de Veneza
Sanaa, escritório encarregado pela expansão do Garage Museum of Contemporary Art de Moscou, tem os arquitetos por trás da recente transformação da Galeria de Arte de Nova Gales do Sul, uma estrutura de vidro transparente sobre um par de tanques de petróleo extintos da Segunda Guerra Mundial. A empresa também projetou o Louvre Lens no norte da França; Museu de Arte Contemporânea do Século XXI em Kanazawa, Japão; as Galerias Serpentine em Londres; e o New Museum em Nova York.
Os ganhadores deste ano são:
- Arquitetura: Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa / SANAA
- Música: Krystian Zimerman
- Pintura: Giulio Paolini
- Escultura: Ai Weiwei
- Teatro / Filme: Wim Wenders
Desde sua criação, 164 artistas foram premiados, incluindo nomes consagrados como o cineasta Jean-Luc Godard, que faleceu recentemente, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e o diretor de teatro britânico Peter Brook.