O artista multidisciplinar vai receber o prêmio de US$ 100.000, oferecido pelo Museu Ludwig, de Colônia
Após sua apresentação no Pavilhão Belga na Bienal de Veneza deste ano, o artista Francis Alÿs, residente da Cidade do México, receberá o Prêmio Wolfgang Hahn do Museu Ludwig. Com uma bolsa de US$ 100.000, o prêmio está entre os maiores do mundo da arte. O prêmio também prevê uma exposição no museu de Colônia e a aquisição de uma obra do artista para o acervo da instituição.
O pavilhão da Bienal de Veneza de Alÿs foi um dos mais elogiados da exposição. Intitulado “The Nature of the Game”, o pavilhão apresentava vídeos de crianças de várias nações brincando juntas. O conteúdo do pavilhão, que também inclui novas pinturas de Alÿs, deve ser exibido no centro de arte contemporânea WIELS em Bruxelas no próximo ano.
Outros trabalhos conhecidos de Alÿs se concentraram nas representações do conflito, da vida dentro dos campos de refugiados e das dificuldades impostas pelas fronteiras para as pessoas que vivem perto deles.
- Sonia Boyce e Simone Leigh ganham Leões de Ouro na Bienal de Veneza
- Turner Prize anuncia lista de indicados ao prêmio de 2022
- Anonymous Was A Woman anuncia lista de ecoartistas premiadas
“Claro que me sinto muito honrado e, nestes tempos tão polarizados, receber tal prêmio é significativo e revigorante, pois me faz sentir que há alguma coincidência de minhas próprias preocupações e as do público, e que um diálogo é possível”, disse Alÿs em um comunicado.
Entre os vencedores anteriores do prêmio estão Frank Bowling, Haegue Yang, Trisha Donnelly, Kerry James Marshall, Mike Kelley e Rosemarie Trockel. Em 2019, foi a vez da brasileira Jac Leirner receber o prestigiado prêmio.