A peça, concebida pelo artista Samson Kambalu, homenageará o pastor batista pan-africano John Chilembwe
A partir de setembro, a estátua de um ícone anticolonial se erguerá sobre a Trafalgar Square, em Londres, como a 14ª comissão da prestigiosa série Fourth Plinth.
Concebida pelo artista Samson Kambalu, a escultura homenageará o pastor batista pan-africano John Chilembwe, que foi assassinado durante uma revolta contra os governantes coloniais britânicos no protetorado da Niassalândia (atual Malawi).
- Turner Prize anuncia lista de indicados ao prêmio de 2022
- Simone Leigh é a primeira mulher afro-americana a representar os EUA na Bienal de Veneza
- MAM anuncia lista dos artistas da 37ª edição do Panorama da Arte Brasileira
A peça de Kambalu se baseia em uma fotografia de Chilembwe em 1914. Tirada ao lado do missionário europeu John Chorley, no dia em que o pastor abriu sua nova igreja na Niassalândia, mostra Chilembwe usando um chapéu de abas largas, violando abertamente uma regra colonial que proibia os africanos de usar chapéus na frente de brancos.
Para enfatizar o gesto, Kambalu retratará Chilembwe como quase o dobro do tamanho de Chorley, literalmente elevando o homem enquanto figurativamente faz o mesmo por sua mensagem.
Antelope, como a peça é intitulada, deve ser revelada em 14 de setembro e permanecerá em exibição pelos próximos dois anos.
Justine Simons, vice-prefeita de Londres para cultura e indústrias criativas, disse que “mal pode esperar” para ver a escultura de Kambalu.
“Seu trabalho ilumina uma narrativa oculta do Império Britânico e revelará como um simples chapéu se tornou um símbolo da luta pela igualdade”, acrescentou Simons.
Indignado com a discriminação e o trabalho forçado imposto aos africanos pelos britânicos após o início da Primeira Guerra Mundial, Chilembwe instigou uma revolta contra os britânicos em janeiro de 1915. Ele foi morto por colonos cerca de uma semana depois e sua igreja foi incendiada.
Agora, um feriado em homenagem à revolta, chamado John Chilembwe Day, é comemorado anualmente em 15 de janeiro no Malawi.
Atualmente, uma escultura de Heather Phillips está no topo do pedestal da Trafalgar Square – a 13ª comissão da série patrocinada pela cidade, instalada em 2020. Ela deve ser retirada em 15 de agosto.