A instituição já começou a delinear alguns planos para a comemoração do seu bicentenário, com destaque para uma exposição blockbuster de Van Gogh
Guardiã de uma coleção nacional, a instituição está planejando uma ação de extensão nacional, com 12 exposições simultâneas inauguradas no mesmo dia – 10 de maio de 2024 – em 12 museus e galerias nas 12 regiões das quatro nações do Reino Unido, e cada uma centrada em uma obra de arte importante da National Gallery.
O objetivo é que pelo menos metade da população do Reino Unido esteja a menos de uma hora de viagem de uma obra-prima da coleção do museu.
- Conheça as obras escolhidas para ocupar o quarto pedestal da Trafalgar Square nos próximos anos
- Museus holandeses lançam um banco de dados abrangente sobre Van Gogh
- Especialista descobre local de última pintura de Van Gogh
Para chegar mais longe, pretendem ter oficinas de arte em turnê pelo Reino Unido ao longo do ano, levando oficinas da National Gallery e atividades de aprendizado para 200 comunidades diferentes que, de outra forma, não teriam acesso imediato a elas.
Em Londres, deve haver uma espécie de festival na Trafalgar Square, com detalhes a serem anunciados mais perto da data.
Mas o destaque das comemorações do bicentenário da NG200 será a primeira grande exposição de Van Gogh no Reino Unido desde 2010, com uma mistura de pinturas de propriedade pública ao lado de pinturas de coleções particulares nunca antes vistas em público. A exposição Van Gogh acontecerá exatamente 100 anos após a Galeria adquirir a Cadeira e Os Girassóis de Van Gogh (ambos pintados em 1888). Eles também estão planejando um evento especial baseado nos Girassóis de Van Gogh, mantido em segredo até o momento.
O ano de eventos culminará com uma nova entrada para a galeria, para lidar com o dobro de visitantes que a galeria foi projetada para receber. A instituição também exibirá novamente a sua coleção.
Gabriele Finaldi, Diretor da Galeria Nacional, disse que a “programação do bicentenário tem tudo a ver com alcançar todo o país. Uma parte significativa das atividades estará em locais regionais e serão, em sua maioria, gratuitas. Estamos determinados que o NG200 apoie a recuperação pós-pandemia – econômica e de bem-estar – ajudando artistas, freelancers, museus e galerias de todo o Reino Unido a celebrar suas próprias ambições criativas, bem como suas histórias e heranças locais.”