Art Basel revela diretores e nome da nova feira de Paris

0

Paris+, par Art Basel ocupa o Grand Palais em outubro e deve acontecer pelo menos até 2028

Depois de conquistar o Grand Palais em lugar da FIAC, principal feira de arte moderna e contemporânea de Paris, a Art Basel anunciou o nome e a liderança de seu evento concorrente, cuja primeira edição deve ser inaugurada em outubro.

Conheça “Paris+, par Art Basel” (ou Paris+, by Art Basel). Seu nome “celebra a posição privilegiada da cidade como um epicentro cultural e reflete a ambição da Art Basel em criar um evento emblemático que se espalhe por toda Paris, destacando o diálogo dinâmico entre suas indústrias culturais – da moda ao design, cinema e música”, de acordo com o comunicado oficial.

A feira também nomeou as três pessoas que devem lideram a Paris+, todas com laços estreitos com o mundo da arte francesa: Clément Delépine (diretor), Virginie Aubert (gerente geral) e Maxime Hourdequin (vice-diretor).

Em janeiro, foi revelado que a Art Basel assumiria o icônico local da FIAC em Paris, após uma guerra de licitações públicas. Para obter essa vaga, a feira se comprometeu com € 10,6 milhões (US$ 12 milhões) nos próximos sete anos. Na época, a Art Basel garantiu ao mundo da arte francesa que não chamaria sua mais nova feira Art Basel Paris, como havia feito nos casos de suas edições em Miami Beach e Hong Kong.

Clément Delépine, Director, Paris+, par Art Basel. © Art Basel. Photo by Ilyes Griyeb.

Delépine é o atual diretor artístico da Galerie Mitterrand de Paris. Ele já atuou como codiretor da Paris Internationale, feira satélite da FIAC destinada a apresentar galerias jovens e artistas emergentes, e também ocupou cargos seniores no Instituto Suíço e na galeria Bortolami, ambos em Nova York.

Aubert é vice-presidente da Christie’s França, onde trabalha desde 2004, anteriormente como diretora de negócios e depois gerente geral. Hourdequin atuou como vice-diretor da FIAC por quase uma década; ela já dirigiu sua própria galeria e foi assistente de curadoria no Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris.

O comitê de seleção da Paris+ reúne negociantes de três proeminentes galerias francesas: Florence Bonnefous (Air de Paris), Niklas Svennung (Galerie Chantal Crousel) e Georges-Philippe Vallois (Galerie Georges-Philippe & Nathalie Vallois). Se juntam a eles Ellen de Bruijne (Amsterdã), Anton Kern (Nova York), Christophe Van de Weghe (Nova York) e Daniel Buchholz, cuja galeria tem sedes em Colônia, Berlim e Nova York.

Enquanto esses dealers ajudarão a escolher os expositores para a seção principal, três outros galeristas serão responsáveis ​​​​pela seleção da seção de galerias jovens do Paris+, chamado Galeries Emergentes. Eles são Isabelle Alfonsi da Marcelle Alix de Paris, Mark Dickenson da Neue Alte Brücke de Frankfurt, e Simone Subal, que dirige uma galeria homônima em Nova York.

Em um comunicado, o diretor global da Art Basel, Marc Spiegler, disse: “Estamos empolgados por ter uma equipe tão forte no comando de nossa nova feira em Paris. Estou confiante de que, com sua gama de experiências e perspectivas, entregaremos uma forte edição de estreia – que capitaliza tanto o legado incomparável de Paris como capital cultural – quanto sua posição como uma esquina vibrante para a cultura contemporânea”.

Share.

Leave A Reply