Quais os artistas mais vendidos em 2021?

0

Banksy se juntou aos 5 artistas mais vendidos em todo o mercado de arte, atrás de Picasso, Basquiat, Warhol e Monet. Mas quem vendeu mais, em volume de lotes?

O período 2020/21 marca o melhor ano da arte contemporânea na história dos leilões, tanto em termos de lotes vendidos como no volume de negócios globais, com este segmento passando a ocupar um novo espaço em face do restante do mercado de arte.

Segundo Thierry Ehrmann, CEO da Artmarket.com e Fundador da Artprice, “as estratégias de vendas que oferecem um grande número de obras a preços relativamente acessíveis e a crescente demanda de colecionadores multigeracionais permitiram ao segmento de arte contemporânea resistir aos impactos negativos da crise sanitária. muito melhor do que qualquer outro segmento”.

O faturamento deste segmento (que engloba artistas nascidos após 1945) nos leilões registrou um desempenho histórico no primeiro semestre de 2021, com alta de 50% em relação ao primeiro semestre de 2019 (e cinco vezes o total do primeiro semestre de 2020, impactado pelos primeiros dias da pandemia).

Durante este período, a arte contemporânea representou 23% de todo o mercado de arte (contra 3% em 2000/01). O índice de preços subiu em 400% desde 2000, com 102.000 obras vendidas em leilão, gerando um total de US$ 2,7 bilhões.

As obras foram vendidas através de 770 casas de leilões em 59 países diferentes e, neste cenário global, alguns artistas se destacaram. Desta vez, Banksy se juntou ao Top 5 dos artistas mais vendidos, atrás de  nada menos do que Picasso, Basquiat, Warhol e Monet.

O aumento da procura é particularmente impressionante em comparação com vinte anos atrás: o número de obras contemporâneas vendidas multiplicou por 10 e esse aumento no mercado se deve em parte à extraordinária popularidade de apenas alguns artistas.

Top 3 artistas contemporâneos por número de lotes vendidos em leilão (2020/21)

Juntos, Kaws, Murakami e Banksy respondem por aproximadamente 5.000 lotes, que representam 4,7% do total de transações de Arte Contemporânea no período. Eles refletem essencialmente a estética mais popular do nosso tempo: Street Art e Manga. O sucesso foi ampliado ainda mais com a chegada de novos compradores online, já que estes artistas têm algo em comum: cobrem todas as faixas de preço e são extremamente prolíficos na criação de “múltiplos” trabalhos.

Com cada um deles vendendo mais de 1.500 obras através dos leilões (excluindo suas próprias redes de distribuição ou as de suas galerias), Kaws, Murakami e Banksy constituem os três artistas mais populares do mundo em número de lotes vendidos.

Share.

Leave A Reply